Saúde: Projeto de Extensão da Unesp esteve presente na 16ª Conferência Nacional

  • Entre linhas
  • Publicado em 5 de setembro de 2019 às 17:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Foram tratados temas como a expansão do acesso à saúde das populações em vulnerabilidade social

O Núcleo de Cidadania Ativa (Projeto de extensão da FCHS) esteve presente na 16ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em Brasília de 4 a 7 de agosto com o tema “Democracia e Saúde”. Também chamada de 8ª+ 8, o encontro recebeu o mesmo tema da 8ª Conferência de Saúde realizada em 1986, que marcou a história ao ser a primeira a abarcar além dos trabalhadores e gestores, também os usuários, em um momento de redemocratização do país e constituição do SUS.

Participaram da conferência mais de 5 mil delegados e delegadas de todo o Brasil, dentre eles Túlio Santos, integrante do Núcleo de Cidadania Ativa e delegado estadual de São Paulo, representado o seguimento de gestores. 

Foram tratados temas como a expansão do acesso à saúde das populações em situações de vulnerabilidade social, tal qual a população de rua, assim como a revogação da Nova Política Nacional de Drogas – Decreto nº 9.761 de 2019 – que estabelece que as ações voltadas para o tratamento de consumidores de drogas devam ser pautadas apenas na abstinência, em prejuízo às práticas de redução de riscos e danos e à autonomia do consumidor em participar das escolhas de sua vida.  


+ Educação