Prefeitura de Guaíra intensifica ações contra a dengue no município

  • Entre linhas
  • Publicado em 15 de outubro de 2019 às 00:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Trabalho de bloqueio será feito todas as sextas-feiras, em locais que são identificados focos de larvas

As equipes do Controle de Vetores, Agentes de Saúde e Limpeza Pública ,  a partir desse mês, com a proximidade do período chuvoso e aumento do calor estão realizando um trabalho intensivo de bloqueio de criadouros do Aedes Aegypti – mosquito  transmissor da dengue, chikungunya,  Zika  e a febre amarela.

 O  trabalho intensivo de bloqueio será feito todas as sextas-feiras, em locais que são identificados focos de larvas ou casos positivos da doença.

Na semana passada foi a vez do bairro Mutirão receber a visita dos agentes na  intensificação do bloqueio . Na última sexta-feira (11) foi a vez no bairro Ligia   a receber a ação.

O trabalho teve como ação visitas casa a casa, visitas de bloqueio de suspeitos, visitas com equipes especiais para trabalho em pontos estratégicos, cadastro de imóveis especiais, notificação de terrenos baldios e áreas em estado inadequado de limpeza.

Aliado a isso continuam sendo concentrados os esforços nas ações educativas e de orientação a população.  É muito importante que a população também esteja engajada em combater os focos do mosquito dentro de casa, no quintal e no trabalho. 

Precisamos da ajuda permanente dos munícipes. Esse combate é diário. “As equipes  têm intensificado as ações, mas precisamos do apoio e conscientização da população em geral, pois é um trabalho em conjunto”, reforça o secretário de saúde Jorge do Prado

Os moradores devem permitir a entrada dos agentes e ficar atentos para cuidados simples dentro das casas como remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais (inservíveis) que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação e tratar a água das piscinas. São essas as orientações que os agentes levam aos munícipes nas atividades realizadas durante toda a semana e intensificadas as sextas-feiras. Anca

 A Orientação é   para que as pessoas com qualquer sintoma da doença, como febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira, procurem inicialmente as unidades básicas de saúde da família mais próxima da sua residência.


+ Cidades