Saúde de Franca fecha Outubro Rosa com mais de 700 mamografias realizadas

Mamografia é medida preventiva necessária, pelo menos uma vez por ano, em mulheres acima de 40 anos

Postado em: em Saúde

Ao longo deste mês, como parte das ações de orientação e conscientização sobre o câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Franca intensificou o trabalho, que é parte de sua rotina o ano inteiro, e atraiu até a última segunda-feira, mais de 700 mulheres para realização da mamografia. 

É uma medida preventiva que se faz necessária, pelo menos uma vez por ano em mulheres acima de 40 anos. 

O atendimento foi ofertado para aquelas com até 75 anos e nas diversas Unidades Básicas.

As equipes, cada uma ao seu modo, ornamentaram as salas de espera com balões na cor rosa, em alguns momentos organizaram rodas de conversa compartilhando orientações.

E nessas últimas semanas, a Casa da Saúde da Mulher também preparou dois eventos, chamado Sábado da Mulher. 

O primeiro deles foi dia 24 passado e o outro ficou programado para o dia 07 de novembro (seria dia 31, mas em razão do feriadão, foi mudado). 

Nas UBS dos bairros Paulistano, Guanabara, Parque Vicente Leporace, Aeroporto, Brasilândia, São Sebastião, entre outros, foram promovidas ao longo do mês atividades interativas e aquelas mulheres que sentiram a necessidade, saíram com o seu exame agendado.

Os números mais recentes apontavam que 706 exames de mamografia foram oferecidos durante este mês, resultado altamente significativo, pois as pessoas entenderam a necessidade da prevenção.

Novembro Azul​

Considerando os últimos dias de outubro, parte da logística das equipes de atenção básica da Secretaria de Saúde está centrada com a possibilidade de incrementar as ações no mês que vem, do Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata.  

Nesse sentido a intenção é repetir o formato, com a ornamentação das salas de espera e mobilização desse público que muitas vezes é arredio mas precisa ser conscientizado que índice de resolutividade da doença está na sua descoberta precoce.

Sobre ações de rastreamento do câncer de próstata, para facilitar o acesso aos exames PSA, nas recepções de cada Unidade Básica serão disponibilizados os pedidos de SADT (Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia), que é uma modalidade de prestação de serviços na área da saúde que se utiliza de recursos de uma fonte financiadora, com o objetivo de esclarecer o diagnóstico ou realizar procedimentos terapêuticos.


Artigos Relacionados