São Cosme e São Damião: conheça a história, oração e o sincretismo religioso

Data da comemoração corresponde à data de inauguração da basílica construída em homenagem aos santos

Postado em: em Religião

O Dia de São Cosme e Damião é comemorado neste domingo, 27 de setembro, pelos seguidores do candomblé, xangô, xambá, umbanda e batuque.

No calendário oficial da Igreja Católica, a data reservada aos santos deve ser celebrada em 26 de setembro. Mesmo assim, muitos adeptos comemoram também em 27 de setembro, pois corresponde à data de inauguração da basílica erguida para os santos pelo papa Félix IV em 500.

São Cosme e São Damião, ao lado de São Lucas, são conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos. Além disso, são santos protetores das crianças.

História de São Cosme e Damião: quem foram estes santos?​

Cosme e Damião eram dois irmãos árabes, provavelmente gêmeos, que residiam na região da Ásia Menor.

Filhos de uma família nobre, acredita-se que seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Viveram durante o século III, embora a data de nascimento seja incerta.

Eles eram médicos cristãos e demonstravam grande compaixão pelos doentes, seres humanos e animais, curando-os sem exigir recompensa.

Ficaram conhecidos como inimigos do dinheiro e, posteriormente, foram acusados de serem inimigos dos deuses romanos, pois acreditava-se que as curas realizadas por eles era proveniente de feitiçaria.

Por esse motivo, os jovens foram condenados à morte por ordem do Imperador Diocleciano, por volta do século IV d.C. 

Os restos mortais encontram-se na Síria, em uma basílica construída para os santos. A partir do século V, na região do Mediterrâneo, o culto aos santos já estava estabilizado.

No Brasil, a devoção aos santos foi trazida junto com os portugueses para o Brasil e misturou-se à cultura africana. 

Já no ano de 1530, construiu-se a primeira igreja em homenagem aos santos na cidade de Igarassu, em Pernambuco.

Festa de São Cosme e Damião: por que distribui-se doces?​

No dia de São Cosme e Damião, em praticamente todo o país, existe o hábito de dar doces e brinquedos para as crianças, que vão para as ruas a fim de receberem essas recompensas.

Já que o dia das crianças ocorre no mês seguinte, em 12 de outubro, e estes santos serem conhecidos como protetores das crianças, durante a festividade para São Cosme e Damião é comum distribuir doces às crianças como forma de pagar promessas feitas aos santos.

Em algumas religiões os santos são reconhecidos como erês, que são espíritos de crianças.

São Cosme e Damião na religião​

Com o sincretismo religioso, os negros africanos escravizados cultuavam a imagem de São Cosme e Damião como se fossem os correspondentes aos orixás gêmeos Ibejis.

Esses são representados pela imagem de irmãos gêmeos, que indicam a boa sorte que seus pais tiveram em ter dois filhos ao mesmo tempo.

Neste dia, nos terreiros, celebra-se a alegria e a inocência das crianças. Daí vem o costume de oferecer às crianças doces no dia 27 de setembro.

Oração a São Cosme e Damião​

“São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal.

Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que a vossa proteção conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: 'Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu'. São Cosme e Damião, rogai por nós. Amém”.

*Informações Calendarr


Artigos Relacionados