Saiba quais são os tipos de antioxidantes, seus benefícios e onde achá-los

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de outubro de 2019 às 14:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:55
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Responsáveis por combater radicais livres no organismo, antioxidantes estão presentes em vários alimentos

Encontrados, geralmente, nos vegetais, os antioxidantes são substâncias importantes para proteger o corpo de uma série de problemas, que vão desde a inflamação, passando pelo envelhecimento precoce e chegando até a doenças crônicas, como o câncer. 

Existem uma série de estudos que comprovam a ação destes compostos. A exemplo, uma pequisa da Universidade Edith Cowan, na Austrália, aponta que o consumo diário de flavonoides (um tipo de antioxidante) pode diminuir o risco de morte em até 36%. “O consumo de antioxidantes, por proteger as células da ação dos radicais livres, favorece muito a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, ao longo da vida. Incluir antioxidantes na rotina também pode ter um bom efeito estético, melhorando a aparência da pele, unha e cabelos”, diz a nutricionista Renata Guirau.

No nosso corpo, sua ação principal é combater radicais livres, que são compostos que reagem com o oxigênio e podem oxidar as células. Dessa forma, os antioxidantes trabalham para a neutralização desse processo, de modo a fazer com que as células realizem seus processos metabólicos sem interferências. “Existem diversos compostos antioxidantes, de fontes distintas. Eles podem ser vitaminas, minerais e compostos bioativos. São encontrados naturalmente em uma grande variedade de alimentos, em sua maioria, de origem vegetal”, aponta a nutricionista. 

Abaixo, ela lista algumas destas substâncias e onde encontrá-las:

1. Licopeno:

2. Carotenóides: 

3. Curcumina:

4. Flavonóides: presentes principalmente em frutas, como romã, morango, mirtilo, framboesa, e em vegetais, como brócolis, espinafre, ervas para chás e também nos chocolates. 

5. Vitamina C: encontrada em frutas cítricas, maracujá, morango, kiwi, pimntão, acerola, pepino e folhas cruas.

6. Vitamina E:

7. Selênio:

8. Zinco:

9. Ômega-3: 


+ Nutrição