Saiba quais são os tipos de antioxidantes, seus benefícios e onde achá-los

Responsáveis por combater radicais livres no organismo, antioxidantes estão presentes em vários alimentos

Postado em: em nutrição

Encontrados, geralmente, nos vegetais, os antioxidantes são substâncias importantes para proteger o corpo de uma série de problemas, que vão desde a inflamação, passando pelo envelhecimento precoce e chegando até a doenças crônicas, como o câncer. 

Existem uma série de estudos que comprovam a ação destes compostos. A exemplo, uma pequisa da Universidade Edith Cowan, na Austrália, aponta que o consumo diário de flavonoides (um tipo de antioxidante) pode diminuir o risco de morte em até 36%. “O consumo de antioxidantes, por proteger as células da ação dos radicais livres, favorece muito a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, ao longo da vida. Incluir antioxidantes na rotina também pode ter um bom efeito estético, melhorando a aparência da pele, unha e cabelos”, diz a nutricionista Renata Guirau.

No nosso corpo, sua ação principal é combater radicais livres, que são compostos que reagem com o oxigênio e podem oxidar as células. Dessa forma, os antioxidantes trabalham para a neutralização desse processo, de modo a fazer com que as células realizem seus processos metabólicos sem interferências. “Existem diversos compostos antioxidantes, de fontes distintas. Eles podem ser vitaminas, minerais e compostos bioativos. São encontrados naturalmente em uma grande variedade de alimentos, em sua maioria, de origem vegetal”, aponta a nutricionista. 

Abaixo, ela lista algumas destas substâncias e onde encontrá-las:

1. Licopeno:

2. Carotenóides: 

3. Curcumina:

4. Flavonóides: presentes principalmente em frutas, como romã, morango, mirtilo, framboesa, e em vegetais, como brócolis, espinafre, ervas para chás e também nos chocolates. 

5. Vitamina C: encontrada em frutas cítricas, maracujá, morango, kiwi, pimntão, acerola, pepino e folhas cruas.

6. Vitamina E:

7. Selênio:

8. Zinco:

9. Ômega-3: 


Artigos Relacionados