Saiba quais são os alimentos importantes para a saúde da mulher

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de novembro de 2019 às 12:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O corpo da mulher necessita de muitos cuidados especiais para que funcione perfeitamente

O corpo da mulher necessita de muitos cuidados especiais para que funcione perfeitamente. A saúde da mulher depende do consumo diário de alimentos que estimulem a produção de hormônios para que seu corpo esteja em dia com suas funções, como o ciclo menstrual

Confira 6 alimentos importantes para saúde da mulher e inclua-os já na sua alimentação:

Lentilha

A lentilha deve ser incluída na dieta da mulher, sobretudo durante a TPM (tensão pré-menstrual): ela é rica em lignanas, uma substância que age diretamente nos hormônios femininos, aliviando os sintomas da TPM e trazendo uma sensação de bem-estar.

Chocolate amargo

O chocolate é um grande aliado na mulher durante a TPM e durante todo o período menstrual, pois ele alivia o estresse, melhora a ansiedade e traz uma sensação de bem-estar, além de saciar a vontade de comer doces. 

É muito importante, entretanto, investir sempre no chocolate que tem mais quantidade de cacau (como o 70%, por exemplo) para usufruir dos seus benefícios e controlar a ingestão de açúcares.

Folhas verde-escuras

Folhas verde-escuras como couve, espinafre, rúcula, mostarda e outras são ricas em cálcio, nutriente fundamental para mulher durante toda sua vida: o corpo feminino faz “reservas de cálcio” ao longo de toda a vida da mulher para preparar seu corpo para menopausa. 

Além disso, o cálcio também contribui para saúde dos ossos, dentes, olhos, unhas e músculos. Essas folhas são ricas também em vitaminas A, C e K, além de ácido fólico, que é fundamental para o bom funcionamento da circulação sanguínea.

Romã

O romã é um grande aliado da saúde da mulher pois tem propriedades que inibem a produção de uma enzima chamada aromatase, que age na regulação da produção dos hormônios progesterona e estrogênio, fundamentais para o funcionamento do corpo feminino. Quando ocorre algum tipo de descontrole na produção desses hormônios, as mulheres ficam sujeitas a desenvolver cistos e até mesmo tumores no útero ou de mama. Por isso, invista no consumo de romã no seu dia a dia: inclua em saladas, faça sucos, chás, ou até mesmo geleias.

Soja

Ela é rica em isoflavonas, que ajudam no funcionamento hormonal, regulando sua atividade e combatendo os sintomas da TPM e da menopausa como mudanças de humor, ondas de calor, estresse e ansiedade. 

Por promoverem uma sensação de saciedade, a soja é ótima para dietas e também funciona como uma boa substituição de carboidratos, além de ser uma ótima fonte de proteínas, atuar no controle de colesterol e auxiliar no combate ao câncer de mama. Se puder, opte pela soja orgânica.

Abacate

O abacate é uma fonte natural de gorduras boas e nutrientes que ajudam e estimulam a fabricação do hormônio progesterona, fundamental para o corpo feminino, e que age diretamente na ovulação feminina, além de ajudar a regular a menstruação. Além disso, também auxilia na boa saúde do útero e do endométrio.


+ Nutrição