Saiba preparar a solução diluída de água sanitária que mata o coronavírus

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de março de 2020 às 12:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Usadas de maneira correta, as soluções de água sanitária deixam o vírus do lado de fora das casas​

A diluição de uma pequena quantidade de água sanitária em água potável elimina o novo coronavírus (Covid-19) de qualquer superfície contaminada.

Quem explica é Jorge Macedo, bacharel em Química Tecnológica, doutor em Ciência e especialista em desinfecção química e tratamento de águas e efluentes.

Em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Conselho Federal de Química, Jorge lançou um Technical Brief (“Manual Técnico”, em tradução livre), que ensina como podemos enfrentar a pandemia de coronavírus. 

O manual explica de maneira simples e prática como utilizar a água sanitária com eficácia e, sobretudo, segurança.

Com uma maior ou menor concentração, é possível dar diferentes usos ao produto. Recomenda-se apenas que a água sanitária tenha um princípio de cloro ativo entre 2 a 2,5%.

Como preparar

Com apenas 25 ml do composto químico – metade da medida de um copinho de café, dissolvido em 1 litro de água, é possível obter uma solução diluída para eliminar o coronavírus de superfície de mesas, maçanetas, chaves, embalagens e produtos trazidos do supermercado, por exemplo.

Com 50 ml diluídos em 1 litro, é possível eliminar o coronavírus de pisos, áreas abertas ou solas de sapato. Devido à concentração, se recomenda o uso de luvas no manuseio.

Em um momento em que embalagens de álcool gel são cada vez mais raras nas prateleiras e boa parte da população não tem acesso ao produto devido ao alto preço, Jorge afirma que a receita de 25 ml de água sanitária para 1 litro de água também pode ser usada nas mãos, na falta de álcool gel ou água e sabão.

“Nesse caso, claro, a frequência de uso tem de ser menor porque, para algumas pessoas, a solução pode causar ressecamento nas mãos e dermatites. Mas quanto à segurança do procedimento não existem dúvidas”, afirma o químico.

Usadas de maneira correta, as soluções de água sanitária deixam o vírus indesejado do lado de fora das casas.

“Basicamente, temos como utilizá-las no pano umedecido, ou com borrifador, desses usados para molhar pequenos vasos de plantas”, conclui.

Clique aqui para acessar o manual e saiba como preparar a solução.

(Fonte: Conselho Federal de Química)


+ Cotidiano