Saiba o que mudou no calendário escolar da rede estadual 2020 com Covid-19

  • Entre linhas
  • Publicado em 16 de maio de 2020 às 22:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Por conta da pandemia, houve reorganização no calendário escolar; e aprendizado conta com alternativas

​As aulas na rede estadual foram suspensas gradualmente na semana de 16 a 23 de março pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com o objetivo de combater a disseminação do coronavírus (Covid-19). 

Isso fez com que a Seduc alterasse o calendário para garantir a continuidade das aulas e a segurança dos funcionários e dos estudantes.

Depois da suspensão, o secretário de estado da educação, Rossieli Soares, anunciou três grandes ações para minimizar impactos aos estudantes neste período de quarentena: aulas à distância; benefício financeiro por mês para comprar alimentos e entrega de 3,5 milhões de kis com material pedagógico e de orientação para os alunos estudarem em casa.

Em 27 de abril foram retomadas as aulas não presenciais (via App e TV) e os estudantes começaram a receber o material pedagógico e de orientação. A frequência deles será monitorada pelo professor através da entrega das atividades.

Na volta às aulas foram distribuídos kits com material impresso contendo apostilas de matemática e língua portuguesa, gibis da Turma da Mônica, livros paradidáticos e manual de orientações às famílias e do Centro de Mídias.

Seguindo a programação atual, de 25 a 29 de maio, será aplicada a Avaliação de Aprendizagem em Processo, a APP, do 1º bimestre.

O objetivo é o de ajudar a identificar o quanto os alunos avançaram até o final do bimestre e quais dificuldades de aprendizagem apresentaram. 

Esse será um dos instrumentos que ajudará a planejar o trabalho de recuperação e aprofundamento contínuos. A APP ocorrerá no mesmo período da Semana de Estudos Intensivos. 

Dessa forma, a SEI será preparada a partir do diagnóstico dos professores, verificando como os alunos estão avançando ou se estão com mais dificuldades a partir de suas entregas e participação nas atividades não presenciais.

A partir do 2º bimestre, a AAP está prevista para ser realizada de 13 a 17 de julho: sua aplicação em uma semana, correção na semana seguinte para subsidiar o planejamento das Semanas de Estudos Intensivos em seguida.

No 3º bimestre, a previsão é de que a avaliação ocorra de 28 de setembro a 2 de outubro, seguindo a mesma sequencia das anteriores.

No final do ano, nos dias 2 e 3 de dezembro, está prevista a aplicação do SARESP, Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.

O objetivo é o de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

No Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio têm seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e redação. 

Os resultados são utilizados para orientar as ações da Pasta e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

Para fechar o ano letivo, de 7 a 18 de dezembro está prevista a Semana de Estudos Intensivos, e, no mesmo período, a culminância das eletivas do 2º semestre.

Dia 23 de dezembro será o último dia letivo nas escolas estaduais do Estado de São Paulo.

Com essas mudanças, espera-se que ocorram avanços na aprendizagem dos estudantes, em consonância com a missão da Secretaria de “garantir a todos os estudantes aprendizagem de excelência e a conclusão de todas as etapas da educação básica na idade certa”.


+ Educação