Saiba como lidar com as frustrações típicas do final de mais um ano

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de dezembro de 2019 às 23:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:12
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ao refletir sobre tudo o que aconteceu em 2019, muitas pessoas se sentem melancólicas, desanimadas e tristes

Ao refletir sobre tudo o que aconteceu em 2019, muitas pessoas se sentem melancólicas ao perceberem que não estão da maneira que idealizaram no início do ano. Por isso, demonstram desânimo e tristeza pelo 2020 que está por vir.

“Perdas em geral, seja um problema financeiro, um amor ou uma morte, são sempre razões que mexem com a cabeça do ser humano e podem deixá-lo mais triste mesmo em um momento de alegria como o fim de ano”, afirma Ellen Moraes Senra, psicóloga especialista em terapia cognitivo-comportamental.

Segundo Deise Iara dos Santos Ribeiro da Silva, psicóloga, esse sentimento pode criar sintomas físicos, como dor de cabeça e insônia, levando a um consumo excessivo de bebidas alcoólicas:

“Outras questões que podem gerar essa melancolia de fim de ano são o rancor, ao encontrar pessoas que não despertam boas emoções; a ausência, de não se sentir preparado para enfrentar a falta de pessoas importantes que já não se fazem presentes; e a frustração, ao perceber que os projetos não foram concretizados”.

A tristeza no fim de ano pode afetar também as crianças, principalmente quando elas precisam celebrar a virada longe de um dos pais, como nos casos de divórcio. “A partir dos 3 anos, elas percebem que, quando estão com a mamãe, o papai não se faz presente, e vice-versa. As maiores já têm consciência de que estarão nas festas natalinas com um e na de Ano-Novo com outro”, comenta Deise.

Como não há como prevenir a melancolia, a saída é buscar apoio nas pessoas próximas. “Só a presença deles já é suficiente, mas, caso não seja, experimente conversar sobre a vida”, completa Ellen.

Como superar a tristeza

– Esteja próximo de quem ama: ter por perto pessoas que você ama, como família e amigos, pode ajudar a se sentir menos triste. Por isso, priorize estar perto deles neste fim  de ano.

– Externe seus sentimentos: não fique com medo de demonstrar seus sentimentos. Não é incomum se sentir melancólico nesta época. Converse com pessoas da sua confiança sobre o que tem sentido, isso vai ajudar a melhorar seu humor.

– Não se cobre demais: nem tudo o que planejamos sai da maneira que gostaríamos. Por isso, não se cobre demais por aquilo que deu errado neste ano que está terminando.

– Não alimente pensamentos negativos: não fique remoendo pensamentos ruins sobre as coisas que não deram certo. Traga para a memória aquilo de bom que você viveu.

– Foque nos aprendizados: entenda que tudo o que acontece em nossa vida tem um propósito e, algumas vezes, é o de aprender. Tente tirar um aprendizado de cada situação que você passou este ano.

– Pense em novas oportunidades: um novo ano se inicia e com ele surgem novas oportunidades. Agarre-se a essas possibilidades e anime-se!

– Permita-se chorar: às vezes, só o choro consegue trazer o alívio que buscamos. Não há nada de errado nisso. Prender as emoções não faz nada bem e ainda pode gerar um efeito colateral no futuro.


+ Comportamento