Saia do óbvio! Aprenda a preparar um cardápio variado para a semana toda

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 25 de agosto de 2020 às 00:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muitas vezes, as pessoas acabam se atendo aos pratos que já conhecem, sem tentar inovar na cozinha

Você também tem o hábito de cozinhar praticamente sempre a mesma coisa e nunca experimenta receitas diferentes? 

Muitas vezes, as pessoas acabam se atendo aos pratos que já conhecem – como arroz e feijão simples, bife, frango grelhado e batata cozida – e acabam se esquecendo de tentar inovar na cozinha. 

Para ajudar nessa questão, conheça dicas de como criar um cardápio variado (e saboroso) para a semana, usando os mesmos ingredientes de sempre – isto é, sem precisar modificar a lista de compras. Dá uma olhada!

Faça bolinhos com as sobras de arroz e feijão​

Sabe aquele resto de arroz que acaba sobrando do almoço? Para não desperdiçar (ou deixar estragar), uma boa sugestão é tentar inovar na cozinha, preparando novas receitas. 

Para fazer bolinho de arroz, por exemplo, basta acrescentar um pouco de farinha de trigo, leite, queijo ralado, cheiro-verde e outros temperos de sua preferência. Bata tudo no processador, faça bolinhas com as mãos e frite no óleo quente. Fica delicioso!

O mesmo serve para as sobras de feijão, que podem se transformar em deliciosos bolinhos ou até mesmo em tutu (neste caso, basta acrescentar farinha de mandioca, temperos como cheiro-verde e misturar até que o feijão fique na consistência de tutu). 

Para preparar o bolinho, por sua vez, é necessário acrescentar ovos, temperos (como salsinha e cebolinha), farinha de trigo até dar liga na massa e, então, fazer bolinhas com as mãos e fritar no óleo quente. Fica bem saboroso!

Obs.: Você não precisa preparar essas receitas apenas com sobras das comidas, mas sim planejar para fazer de vez em quando esses pratos e inovar na cozinha.

Já experimentou fazer batata rosti ou recheada?​

Quando se trata de comer batata, você costuma preparar apenas pratos mais simples, como purê e refogado? Caso a resposta seja sim, chegou a hora de tentar inovar! 

A receita de batata rosti, por exemplo, é uma ótima dica para quem quer fazer algo diferente (e mais refinado). 

Para isso, basta ralar as batatas, fazer uma camada redonda em uma frigideira com azeite, cobrir com muçarela, tomate (ou frango desfiado), colocar mais uma camada de batata ralada e fritar, como se fosse uma panqueca.

Você também pode preparar uma receita de batata recheada – neste caso, coloque as batatas inteiras para cozinhar na água quente. 

Depois, posicione ela na horizontal, faça um corte na parte superior, tire um pouco da polpa e recheie com o que preferir – estrogonofe, calabresa, queijo etc.

Aprenda a fazer diferentes receitas com ovos​

Em vez de preparar apenas ovo frito ou cozido no dia a dia, você pode apostar em receitas mais elaboradas, como omeletes (com atum, queijo e vegetais, por exemplo) ou até mesmo experimentar o ovo poché – receita francesa na qual o alimento é preparado na água quente. 

O ovo é um dos ingredientes mais usados na cozinha dos brasileiros, então nada mais justo que dar uma variada de vez em quando, não é mesmo?

Que tal preparar nuggets caseiros?​

Você já experimentou preparar receitas de nuggets caseiros? Em vez de fazer frango grelhado (que é um prato mais comum), aposte em um prato empanado bem saboroso.  

Para preparar, basta processar a carne com alho, cebola e temperos de sua preferência. Depois, faça formatos de nuggets com as mãos, passe no ovo, em uma mistura de farinha de trigo + farinha de rosca e coloque para fritar no óleo ou na airfryer. 

Outra opção interessante é colocar os nuggets para assar no forno – assim, você faz menos sujeira e prepara de uma forma mais saudável. Que tal?

*Informações: Casa Prática Qualitá 


+ Gastronomia