Sabores da Rússia: as comidas populares do país sede da Copa do Mundo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de junho de 2018 às 07:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Professor de Cozinha das Escolas Técnicas Estaduais fala sobre gastronomia na sede do Mundial

Muita gente talvez não saiba, mas um prato bastante popular no Brasil, o estrogonofe, é originário da Rússia. No entanto, se um turista brasileiro procurar por esse nome no cardápio, não vai encontrar. O correto é strogonoff ou strogonov, isso se der sorte de encontrar um menu escrito no nosso alfabeto.

Se for em cirílico, o alfabeto do país da Copa 2018, o nome do prato é Биф строганоф. Dificilmente o acompanhamento será a crocante de batata palha, o mais provável é que venha com purê de batatas.

A sede do Mundial da FIFA 2018 é rica em sabores. Seu vasto território e as diversas influências estrangeiras ajudaram a montar um cenário gastronômico repleto e não tão diferente do nosso, como explica o professor de Cozinha das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Santa Ifigênia e Uirapuru, na Capital, Gustavo Castro.

No curso, a disciplina de cozinha internacional leva os futuros cozinheiros a todos os continentes por meio de suas tradições e técnicas gastronômicas.

“Por ser um país de grande proporção, a Rússia tem uma variedade abundante de produtos, entre eles a carne de caça, como patos, faisões, galinholas e javalis. Também cultivam hortifrútis como repolho, beterraba, pepino e o trigo sarraceno, cereal que não faz parte da família do trigo comum”, explica. “Há ainda diversas raças de bovinos, ovinos e caprinos. Sem contar as variedades de peixes, tanto de água doce como salgada, como esturjões, salmões, trutas e carpas, dos quais se retiram o famoso e célebre caviar.”

O inverno rigoroso também influencia a culinária, que conta com algumas técnicas para preservar os alimentos, como a conserva, salga e defumação. “Os russos também apreciam sopas com diferentes ingredientes e o chá é uma das bebidas mais consumidas”, conta Castro. Hospitaleiros, eles presenteiam seus convidados com canapés, os zakouski. Também apreciam a vodca, destilado de cereal cuja tradução, acredite, é “aguinha”.

Veja algumas iguarias apreciadas na Rússia:

Estrogonofe

Prato de carne picada servida com smetana. Foi se modificando antes de chegar ao Brasil e se popularizar por aqui com cogumelos e creme de leite.

Borscht

A sopa russa de beterraba que se difundiu pelo mundo, na verdade, tem origem ucraniana. Pode levar outros vegetais, como cenoura e cebola, e também caldo de carne.

Arenque sob um casaco de pele

O peixe salgado é uma constante na mesa russa. O prato é uma montagem diferente de salada: além do peixe, leva cenoura, beterraba, batata, cebola e maionese. A refeição aparece especialmente nas festas de Ano Novo.

Salada olivier ou salada russa

Sabe aquela salada de maionese do almoço de domingo? Pois é inspirada na salada mais popular da Rússia. Bem tradicional, foi sendo modernizada e hoje pode levar ovos, picles, batata cozida, ervilhas e maionese.

Kholodets

Essa entrada talvez seja o prato mais estranho da lista para o nosso paladar. O kholodets é uma gelatina de carne, servida desenformada como um pudim, com pedaços de cortes bovinos ou suínos. Foi uma maneira que os russos encontraram de conservar melhor a carne.

Pelmeni

Parecido com o ravióli, mas nascido na Sibéria, a iguaria consiste em uma massinha fina recheada de carne bem temperada, cozida em água e sal e servido com manteiga, smetana ou molho.

Smetana

Vale citar esse ingrediente, pois ele é acompanhamento de diversos preparos. Trata-se de uma espécie de creme azedo, servido sobre massas, sopas, doces, panquecas.

Caviar

Iguaria rara e cara no Brasil, o caviar é barato e popular na mesa russa e acompanha as refeições. É servido sobre os blinis, pequenas panquecas russas, e outros pratos.


+ Gastronomia