Sabesp e Fapesp abrem inscrições para projetos universitários de pesquisa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de março de 2020 às 09:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é selecionar e apoiar projetos de pesquisa inovadores e relevantes para o setor de saneamento

Estão abertas as inscrições para a terceira chamada de trabalhos do acordo firmado entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). 

São doze grandes temas na área de saneamento e qualquer pesquisador de instituição pública ou privada de São Paulo pode submeter projetos.

As instituições de pesquisa do Estado ainda podem se associar a universidades de outros unidades da Federação ou até mesmo de outro país. O período de inscrições segue até 8 de junho de 2020.

O objetivo é selecionar e apoiar projetos de pesquisa inovadores e relevantes para o setor de saneamento e fornecer subsídios para que os institutos de pesquisa possam desenvolver os estudos. 

Entre os temas estão tratamento, destinação e utilização de lodo nas estações de tratamento de água e esgoto, redução de perdas em sistemas de abastecimento de água, economia circular no tratamento de esgoto e eficiência energética.

Critérios

O total de recursos oferecido pela Sabesp e Fapesp para realização das pesquisas é de R$ 18 milhões, sendo R$ 9 milhões de cada instituição. 

Depois das inscrições, os projetos serão analisados e selecionados quanto ao mérito técnico, científico e relevância.

Na primeira chamada realizada pelo convênio, nove projetos foram concluídos e geraram três pedidos de patentes e um registro de software. 

Em relação à segunda chamada, dez projetos estão em andamento e, desses, já foram depositados quatro pedidos de patente e um registro de software.

Em geral, os projetos geram protótipos conceituais e, a partir daí, são estudados modelos de negócios de forma a aplicar os resultados no mercado e principalmente para utilização da Sabesp em processos de forma a continuamente melhorar os serviços prestados.


+ Educação