Repelente caseiro: Saiba como deixar as formigas bem longe da sua casa

  • Entre linhas
  • Publicado em 13 de junho de 2018 às 10:39
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Formigas são uma das pragas urbanas mais comuns, especialmente durante o verão ou o inverno

Por mais que você tome cuidado, limpe sempre sua casa, e principalmente, sua cozinha, mais dia menos dia você vai dar de cara com aquela fila indiana, atravessando toda sua cozinha, que você não sabe onde começa, e muito menos aonde termina. Sim, estou falando das formigas, aquele serzinho que adora açúcar, carne ou coisas gordurosas e tem força pra carregar até o Pato Donald.

As formigas são uma das pragas urbanas mais comuns em todo o mundo, especialmente durante o verão ou o inverno, estações do ano em que, devido ao calor ou ao frio, procuram encontrar refúgio dentro das casas. Elas atacam principalmente a cozinha, onde procuram por alimentos, movimentando-se em sua maior parte no período da noite. No entanto, uma praga é facilmente identificada.

Apesar de serem quase inofensivas, as formigas não devem ser ignoradas já que carregam consigo fungos e bactérias que, ao entrarem em contato com os alimentos, podem contaminá-los e transmitir doenças.

Fique alerta ao primeiro sinal de formigas na sua cozinha.

Estas primeiras formigas que aparecem sozinhas, são as formigas exploradoras que ficam procurando  sinais de comida e se encontram, voltam ao ninho para informar a todas suas companheras que sua cozinha esta repleta de sortimentos.

Portanto, mãos a obra e ao ataque contra estas invasoras. Aqui juntamos algumas maneiras ecológicas de afastar ou eliminar as formigas de dentro da nossa casa

Assim que Faz

1 – Tampar os orifícios

Se você quiser evitar que elas entram na sua casa, você deve vedar todas as áreas de entrada. Use silicone, massa de vidraceiro, cola ou gesso e tampe todos os orifícios.

Pode também usar métodos temporários que é a vaselina ou o grude ( massa de farinha de trigo e água ) mas isso só até você comprar o produto permanente porque vai deteriorar e abrir o orifício novamente.

2 – Usando cheiros

As formigas não gostam de alguns cheiros como a poejo, salva, hortelã ou menta. Eles podem ser usados fresco ou em forma de óleo para confundir  as formigas nas filas que elas fazem para chegar aos alimentos.

Estas fragrâncias também são ótimas para perfumar o ambiente da casa.

Dicas:

Picar a folha de salva, poejo ou hortelã em pedacinhos ou plantar na entrada da área que você quer proteger. A menta faz o mesmo efeito.

  • Colocar óleo de lavanda ou plantar lavanda na entrada do local.
  • Coloque uma folha de louro para manter as formigas longe do alimento.

Ex: coloque uma folha de louro no pote de açúcar, no pote de farinha etc.

3 – Repelente caseiro

Este repelente vai te ajudar de forma natural a manter as formigas longe da sua casa sem utilizar veneno. O ideal é tentar encontrar o ninho das formigas, para isso, use uma isca, colocando algo melado e doce no piso ou bancada e observe por onde elas vêm e vão e siga a trilha.

Se descobrir use uma seringa para jogar água com detergente dentro do ninho e tampe com gesso ou creme dental. Talco, amido de milho ou qualquer outro pó bem fininho também mata formiga e seus ovos, uma ótima opção para destruir ninho de formiga em interruptores e tomadas. Este mesmo repelente pode e deve ser usado no jardim ele é bastante eficiente para repelir formigas cortadeiras.

RECEITA REPELENTE CASEIRO 

INGREDIENTES:

500 ml de água 

150 ml de vinagre de álcool

100 ml de detergente 

COMO USAR

Borrife na superfície e passe um pano!! 

Use 1 ou 2 vezes por dia por pelo menos uma semana

Pode borrifar embaixo dos móveis, ralos e locais onde vir a formiga

Pode borrifar em jardim para afastar formiga cortadeira