​Radares de velocidade de São Paulo passarão por fiscalização do IPEM

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de novembro de 2017 às 10:31
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muitos francanos, não acostumados com os radares, voltam da Capital com multas de trânsito

Muitos motoristas francanos que não são acostumados a dirigir em São Paulo, voltam da Capital com uma pesada lembrança: as multas de trânsito sofridas por falta de conhecimento da intensa fiscalização que é realizada naquela cidade.

A maioria delas é por excesso de velocidade, mas há também outras que fogem do dia a dia dos motoristas de Franca, como as faixas exclusivas de ônibus e o rodízio de placas durante os horários de pico nos dias úteis.

“Eu tomei duas multas na marginal do Tietê porque o radar acusou que eu estava a 75 km/h na chamada pista local, que pode andar a 60 km/h. Mas tenho certeza que não estava nessa velocidade”, afirmou o técnico em informática Rodrigo Ferreira, que viaja para São Paulo uma vez por mês, de carro, para buscar peças.

Para tirar as dúvidas de Rodrigo e de outros motoristas, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) vai verificar os radares instalados nas os radares instalados na Zona Leste e a Zona Sul da capital paulista.  

Diariamente, o Instituto verifica os radares de velocidade em todo o Estado de São Paulo, conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do IPEM-SP, equipe da empresa responsável pelo radar e agentes de trânsito. Para evitar acidentes, na ocasião fica impossibilitada a passagem na via pelos pedestres e veículos.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo IPEM-SP.

A verificação vai acontecer na Avenida Nordestina, próximo do número 6800; na sequência na Rua Damásio Pinto, próximo do número 294; e na Rua Sabbado D’Angelo, número 1980, na zona leste da capital.

Já na Zona Sul, os radares serão verificados nas Avenidas Pedro Álvares Cabral, sentido centro-bairro, próximo do Viaduto General Marcondes Salgado; na sequência, na Avenida Ibirapuera, sentido bairro-centro, próximo da Avenida Moaci; e na Avenida Brigadeiro Faria Lima, sentido Pinheiros-Itaim.


+ Trânsito