Queimaduras causadas por chapinhas estão entre as mais comuns em crianças

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 13 de julho de 2020 às 01:59
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo mostrou que é comum crianças tropeçarem ou tocarem equipamento sem querer – temperatura é de 220°C

A​s queimaduras são alguns dos acidentes domésticos mais comuns em crianças. 

Normalmente, relacionamos esses incidentes apenas a objetos que temos na cozinha ou na área de serviço, mas o risco se estende a outros cômodos (e hábitos) da casa. 

Aliás, já parou para pensar que o perigo pode morar em um produto de beleza?

Um levantamento britânico mostrou que boa parte das queimaduras em crianças no Reino Unido ocorre por conta da chapinha.

A informação é da Electrical Safety First, uma organização beneficente voltada à segurança elétrica. 

De acordo com a entidade, uma em cada dez queimaduras em crianças são causadas por chapinhas que acabam ao alcance dos pequenos no país. 

O número alarmante resultou em uma campanha de alerta aos pais.

Risco​

A Electrical Safety First alerta que o risco está nas altas temperaturas que as chapinhas atingem: elas podem chegar a mais de 220°C. 

Outro detalhe é que, embora a maior parte desses aparelhos esquente rápido, para esfriar completamente eles podem levar até 40 minutos.

Não à toa, o levantamento mostrou que a maior parte das crianças que sofreu queimaduras por chapinha acabou tocando, agarrando ou pisando nas placas quentes do equipamento (muitas vezes deixado em um cantinho de fácil acesso, após o uso pelos adultos).

E o resultado é uma queimadura séria: afinal, são 220°C em contato com uma pele fininha (até 15 vezes mais que a de um adulto).

Prevenção​

Para evitar que esses acidentes aconteçam, a Electrical Safety First lançou as seguintes recomendações aos pais:

– Mantenha as chapinhas fora do alcance das crianças.

– Use uma bolsa à prova de calor para guardar o equipamento após o uso.

– Mantenha a chapinha afastada da pele, não permitindo que nenhuma das placas quentes entre em contato com o seu rosto, pescoço ou couro cabeludo quando estiver usando o aparelho (nesse caso, no próprio adulto).

– Se ocorrer queimadura grave, procure atendimento médico imediato. Caso as placas quentes entrem em contato com a pele, mas não de forma grave, coloque água fria sobre a região afetada.

Também é importante lembrar que os pequenos conseguem facilmente puxar fios. 

Portanto, tenha atenção redobrada quando estiver usando o aparelho e, ao desligar, tire imediatamente a chapinha da tomada e deixe-a em um local seguro e fora do alcance da criançada.


+ Cotidiano