Queda de temperatura pode causar geada em regiões produtoras

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de julho de 2019 às 13:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Produtores da região estão tomando providências para evitar que as geadas afetem os cafezais

Muito se fala sobre uma forte frente fria neste fim de semana. De acordo com a Climatempo, as previsões estão corretas e essa massa polar, que é a mais forte do ano, provavelmente será a mais intensa deste inverno.

Algumas áreas do País serão mais afetadas, sendo o sul uma delas. A temperatura começa a cair na região já na sexta-feira, afetando os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

“Este declínio de temperatura é causado por uma massa de ar polar com centro de alta pressão muito intenso”, comenta o meteorologista Marcelo Pinheiro.

Já no fim de semana, os principais estados que sentirão a mudança de temperatura são Paraná e São Paulo. 

Há possibilidade de geadas com intensidade moderada no norte paranaense e em áreas do interior de São Paulo, subindo para as regiões baixas do Sul de Minas.

“A frente fria se afasta e a massa polar seca se expande, fazendo com que o clima fique mais frio”, explica Marcelo.

Na segunda-feira, o fenômeno perde intensidade e as temperaturas começam a apresentar gradual elevação. 

Mesmo assim, recomendamos que os produtores dos estados e regiões citados fiquem atentos aos sites de meteorologia.

Recomendações

Segundo o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas.

Os viveiros devem ser protegidos com aquecimento ou várias camadas de cobertura plástica, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente.

Tanto nas lavouras novas quanto nos viveiros, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco de geada.

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro e depois retirada com as mãos.


+ Agronegócios