Quatro cogumelos que um imunologista jura ajudar a combater resfriado e gripe

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de dezembro de 2019 às 23:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um dos efeitos mais potentes de muitos cogumelos medicinais são suas fortes propriedades antivirais

Cogumelos medicinais estão por toda parte nos dias de hoje, de tinturas e pílulas a café e hidratantes. Embora estejam definitivamente na moda, os cogumelos não são novidade; muitos têm sido usados ​​na medicina antiga há milênios. 

Existem milhares de espécies de cogumelos, e seus supostos benefícios vão desde apoiar a saúde do fígado e do coração até aumentar a energia e muito mais.

Um dos efeitos mais potentes de muitos cogumelos medicinais são suas fortes propriedades antivirais e melhoradoras do sistema imunológico. 

De fato, vários cogumelos demonstraram ser eficazes contra a prevenção e o tratamento de vírus respiratórios, como o resfriado comum e até o vírus da gripe, a gripe, o que é incrível, considerando que os vírus são notoriamente difíceis de prevenir e de tratar devido à sua capacidade de sofrer mutações e natureza altamente infecciosa.

Como os cogumelos ajudam nosso sistema imunológico?

Os próprios cogumelos precisam de compostos antibacterianos e antivirais para sobreviver na natureza; portanto, naturalmente, eles abrigam muitas dessas substâncias. 

Eles possuem constituintes poderosos chamados beta-D-glucanos, beta-glicosídeos e outras substâncias que foram determinadas em pesquisas para estimular significativamente nosso sistema imunológico inato . 

Além disso, nosso sistema imunológico é reforçado pelos minerais encontrados em muitas espécies de cogumelos. 

De fato, alguns cogumelos são uma rica fonte de selênio, magnésio e zinco , os quais podem desempenhar um papel direto ou indireto em suas propriedades anti-influenza.

Estes são alguns cogumelos para aumentar a imunidade.

1. Maitake (Galinha-do-bosque)

Este cogumelo comestível é um dos preferidos, não apenas por ser saboroso, mas também por ter algumas propriedades abrangentes saúde . 

Em um estudo japonês, verificou-se que o extrato de cogumelo maitake inibe significativamente a replicação do vírus influenza A e estimula a produção de citocinas antivirais como o TNF-alfa. 

Curiosamente, foi ainda mais poderoso quando combinado com o extrato de cogumelo shiitake. O shiitake e o maitake são cogumelos comestíveis que podem ser facilmente adicionados à nossa dieta, mas também podem ser encontrados na forma de tintura e cápsula seca.

2. Shiitake

Os cogumelos Shiitake são um alimento básico asiático e fácil de encontrar nos supermercados. 

Demonstrou-se que o shiitake inteiro, bem como suas frações purificadas, possui atividades antivirais contra o vírus da hepatite C, vírus do herpes simplex e vírus da imunodeficiência humana, além da gripe.

Quando estudado especificamente sobre a gripe, descobriu-se que o shiitake inibe o crescimento do vírus, impedindo a entrada e o processo de revestimento da infecção viral. 

Os pesquisadores também testaram uma vacina intranasal de extrato de shiitake, que aumentou a sobrevivência de camundongos infectados pela gripe. 

A melhor maneira de obter os benefícios do shiitake é comê-los, mas eles também podem ser encontrados em misturas de cogumelos medicinais em tinturas e produtos secos.

3. Cogumelos Reishi

Outro fungo antiviral é o cogumelo reishi lenhoso e, portanto, não comestível . Reishi é reconhecido como um cogumelo medicinal há milhares de anos. 

Reishi tem a capacidade de combater muitos vírus, como herpes, Epstein-Barr e hepatite.

Também se mostrou eficaz na morte do vírus influenza A , que causa muitos surtos de gripe ao longo da temporada, incluindo a muito virulenta e perigosa cepa de gripe H1N1. 

Substâncias chamadas triterpenos são um dos principais compostos benéficos no reishi, juntamente com os beta-glucanos. Os triterpenos têm um sabor muito amargo, tornando o reishi um pouco intragável. 

Mas só porque você não pode jogá-lo no seu refogado não significa que você deve evitá-lo. Normalmente, você pode encontrar reishi na forma de cápsula, pó e tintura.

4. Cordyceps

Embora tecnicamente os cogumelos cordyceps não sejam um cogumelo, mas um fungo parasitário, eles têm sido apontados como um “remédio para todos” em muitas culturas antigas. 

Cordyceps é conhecido por ser antifúngico e antibacteriano, além de melhorar a fadiga e a libido. Originalmente, os cordyceps eram cultivados apenas nas montanhas do Himalaia, como um fungo que invadia certas lagartas. 

No entanto, eles agora são cultivados nos Estados Unidos usando diferentes técnicas.

efeito anti-gripe de cordyceps extrato é explicado por um aumento da atividade de células assassinas naturais, juntamente com outras citoquinas para matar vírus. 

Além disso, demonstrou-se que o cordyceps melhora a saúde pulmonar , diminuindo a inflamação, tanto na asma crônica quanto em outras doenças pulmonares. 

Foi demonstrado que melhora a tolerância ao exercício em atletas quando usado de forma aguda e crônica. 

Isso pode ocorrer porque eles aumentam o fluxo sanguíneo, melhorando o uso de oxigênio e agindo como antioxidante.

Portanto, eles são ótimos para usar quando estão doentes ou apenas quando estão se exercitando. Como o cordyceps não é cultivado para fins culinários, você os encontrará em pílulas, tinturas e pós. 

Como escolher os melhores cogumelos

Uma ressalva dos cogumelos medicinais, como em todos os suplementos, é que a qualidade e a eficácia podem variar entre os produtos. 

Um estudo, realizado em parceria com a US Pharmacopeia, que estabelece padrões para produtos farmacêuticos, ingredientes alimentares e ingredientes de suplementos alimentares nos Estados Unidos, testou 19 suplementos diferentes de cogumelos reishi em comparação com o cogumelo real. 

Eles descobriram que apenas cinco amostras (26%) passaram nos testes para o número de ingredientes ativos que se diz estarem nos suplementos de cogumelos . 

Ao avaliar um produto de cogumelo, verifique se ele é cultivado e verificado organicamente. 

Além disso, se for uma tintura, chá, pó ou cápsula, pergunte se a empresa faz algum teste de pureza de terceiros e verifique se eles não usam enchimentos. Isso permitirá a melhor qualidade, segurança e eficácia.

Existem muitas maneiras de adicionar remédio para cogumelos à sua vida. Os cogumelos são melhor utilizados como medida preventiva para incentivar a imunoestimulação contra vírus e para seus outros benefícios abrangentes.


+ Saúde