​Promotor pede estudo em toda extensão da ponte do Rio Grande, em Rifaina

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de novembro de 2019 às 11:51
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:03
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Prefeitura e a Defesa Civil de Rifaina já fizeram o levantamento do piso da ponte em toda sua extensão.

No piso da ponte tem buraco que dá para ver a água da represa

O Ministério Público do Estado de São Paulo, por seu representante na Comarca, Alex Facciolo Pires, solicitou que a Prefeitura realize uma vistoria em todo o trecho da ponte que liga os estados de SP e MG na cidade de Rifaina, sobre o Rio Grande.

Sua determinação atende a ofícios enviados pela Câmara de Vereadores e pela Coordenadoria de Defesa Civil Municipal de Rifaina

O Ministério Público considerou ofício enviado pela Câmara de Vereadores de Rifaina quando do episódio que resultou nas obras realizadas pelo DER – SP (Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de SP) na cabeceira da ponte, no lado paulista.

As emendas foram feitas de forma provisória e não dão garantia de segurança

Ali, o assoreamento estava prejudicando as estruturas do dispositivo (o serviço foi concluído na semana passada, dentro do prazo previsto, pois o nível da represa havia sido baixado com autorização do Operador Nacional para que as obras fossem feitas).

Segundo o Secretário de Governo da Prefeitura, Alcides Diniz dos Santos – Cidinho, os DERs de SP e Minas são responsáveis apenas pelas cabeceiras da ponte, mas o restante da extensão do dispositivo é de responsabilidade do construtor da ponte (CEMIG) para a hidrelétrica que explora a represa. 

Segundo o prefeito Hugo César Lourenço, após a notificação do MP, o Departamento de Engenharia da Prefeitura e a Defesa Civil de Rifaina já fizeram o levantamento fotográfico do piso da ponte em toda sua extensão.

Pela observação, comprovada com as fotos, ficou constatada a necessidade de intervenções para reparos, elaborando laudo técnico sobre as condições da ponte. 

O material foi enviado à Promotoria e agora se aguarda as providências seguintes a serem adotadas pelo Promotor Alex Facciolo Pires.

Há tempos as autoridades de Rifaina solicitam a manutenção da ponte


+ Cidades