Projetos de São Paulo são tema de visita do ministro de Estado da Agricultura

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de maio de 2018 às 01:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Fato ocorreu na Agrishow, uma das principais feiras do setor, com presença de Blairo Maggi

​Integrantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo apresentaram diversas iniciativas em execução pela pasta ao ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi. 

A visita do representante do Governo Federal ocorreu durante a 25ª edição do Agrishow, realizada em Ribeirão Preto.

“A visita do ministro é importante para conhecer os programas que auxiliam o produtor rural a ter mais produtividade, sustentabilidade ambiental, gerar renda e agregar valor à produção. Trabalhamos sempre em harmonia com o ministério e podemos dar ainda mais condições ao produtor”, destaca o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim.

Com seis chamadas e atendimento a 267 organizações rurais, o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado foi um dos programas apresentados. A iniciativa é executada pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

Produtividade

Outro caso de sucesso em destaque foi o “Plano Mais Leite, Mais Renda”, que busca ampliar a produção no Estado e coordenar a cadeia produtiva. Com isso, a proposta é estimular a produtividade e qualidade dos itens, ao reunir ações dos órgãos públicos, iniciativa privada, setor produtivo, indústria e instituições de ensino.

Vale destacar que o território paulista importa cerca de 70% do volume consumido. A estimativa é aumentar, em dez anos, o índice paulista de 1,77 bilhão para 2,5 bilhões de litros ao ano, o equivalente a 41% de crescimento.

Blairo Maggi conheceu, ainda, os projetos voltados à alimentação saudável e à segurança nutricional desenvolvidas pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). Durante o evento, o órgão apresentou publicações sobre aproveitamento integral dos alimentos, nutrição na Melhor Idade e redução do consumo de sódio com uso de temperos. “É sempre uma alegria estar neste evento, que marca o calendário brasileiro e baliza todo o mercado”, ressalta o ministro.

Em relação às garantias da sanidade vegetal e animal, o secretário Francisco Jardim apresentou os projetos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária. Um dos assuntos ligados ao tema foi a inversão do calendário de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo.


+ Política