Projeto aproxima calçadistas brasileiros do mercado do Reino Unido

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de outubro de 2018 às 16:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Agenda foi cumprida em nove fábricas no Rio Grande do Sul e São Paulo

O Projeto Comprador Vip, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) por meio do Brazilian Footwear, programa mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), trouxe um comprador do Reino Unido para o Brasil. 

A agenda, cumprida entre os dias 1º e 4 de outubro, foi realizada em nove fábricas no Rio Grande do Sul e São Paulo. 

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que o comprador, do grupo Scorpion Shoes, ficou satisfeito com os produtos apresentados e pretende trabalhar, inicialmente, com duas ou três empresas brasileiras para a distribuição no Reino Unido.

“O grupo possui duas lojas físicas em Londres, mas tem no seu forte o e-commerce, que faz entregas internacionais. A ideia do comprador é, inicialmente, trabalhar nos pontos de venda físicos para tornar o produto conhecido e posteriormente levar ao comércio eletrônico”, conta Paola, ressaltando que a empresa ainda não trabalha com marcas brasileiras.

Segundo a analista, atualmente o grupo tem boas performances no mercado doméstico inglês e também na Itália, Alemanha, Austrália e Estados Unidos. 

Paola comenta que o comprador conhecia pouco da indústria calçadista brasileira. 

Segundo ele, as marcas verde-amarelas, de maneira geral, são pouco conhecidas no Reino Unido. Outro ponto interessante, conta a analista, é que o importador nunca havia entrado em uma fábrica de calçados.

“Ele ficou fascinado com todo o processo”, conta. O comprador, Daut Mutaraj, ressalta que a qualidade do sapato surpreendeu.

“Existe um potencial grande de trabalhar com essas marcas (visitadas). As empresas passaram segurança tanto na qualificação do produto quanto na responsabilidade com entregas”, avalia.Mercado

O mercado do Reino Unido, país que é mercado-alvo do programa Brazilian Footwear, consome, anualmente, mais de 530 milhões de pares de calçados, configurando um dos maiores números per capita do mundo, algo em torno 8 pares. 

Praticamente todos os produtos consumidos são importados, especialmente da China, que apesar de ter um market share de mais de 70% do total, vem perdendo espaço nos últimos anos.


+ Economia