Professor de Direito da Unesp Franca ministra aula na Sorbonne, em Paris

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de março de 2019 às 11:46
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aula de Daniel Damasio Borges foi para alunos do curso ‘master’ em direito internacional

Daniel Damasio Borges ministrou aula para os alunos do curso “master” (mestrado) em direito internacional e organizações internacionais da Sorbonne

P​rofessor de Direito Internacional Público do câmpus Franca da Unesp, Daniel Damasio Borges ministrou aula na Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne) em 25 de fevereiro passado.

A aula foi dada para os alunos do curso “master” (mestrado) em direito internacional e organizações internacionais da Sorbonne e versou sobre os acórdãos do Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da extradição de Cesare Battisti, italiano acusado de quatro assassinatos em seu país de origem.

Em sua exposição, o professor Daniel Damasio Borges explicou o controle que o STF exerce sobre a extradição e sobre os atos do Presidente da República acerca dessa temática. O docente da Unesp traçou ainda alguns paralelos entre as normas sobre a extradição no Brasil e na França, em uma abordagem de direito comparado.

A aula ministrada teve como título “Os Acórdãos Battisti no Supremo Tribunal Federal: a política externa brasileira diante do pretório” e ocorreu no quadro de suas atividades de pesquisa no Instituto de Estudos Avançados de Nantes. O professor atualmente ocupa a cadeira “França-OIT” do referido instituto. Trata-se da cadeira de pesquisador-visitante financiada pelo Ministério do Trabalho francês e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O Instituto de Nantes recebe anualmente cerca de 30 professores, de diferentes países, para que eles possam aprofundar as suas pesquisas e estabelecerem laços acadêmicos entre si. A instituição está entre os oito melhores institutos de estudos avançados do mundo, segundo o “Some Consortium Institute of Advanced Studies”.

O professor Daniel Damasio Borges cursou o mestrado e o doutorado na mesma Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne). A tese de doutorado, defendida em 2011, obteve o prêmio de melhor tese de doutoramento da Escola Doutoral de Direito Internacional e Europeu da Universidade Paris I (Panthéon-Sorbonne).


+ Educação