Ribeirão: Professor da USP cria Clube de Leitura para universitários

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 18 de outubro de 2020 às 14:08
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 20:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Próximo encontro será em 24 de outubro, às 17h, pelo Google Meet COM 1,2 mil títulos

Para estimular a leitura e a discussão crítica por meio de obras de autores consagrados da ficção científica e de novos autores e escritores brasileiros, o professor Osame Kinouchi Filho, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), criou o Clube de Leitura Le Guin.

O foco são os universitários, segundo o professor. “Há estudos que indicam que o nível de leitura de revistas e livros cai depois que o calouro ingressa na universidade”, pontua o docente ao Jornal da USP.

No entanto, o público também pode participar do clube, que terá à disposição mais de 1,2 mil títulos do acervo da Biblioteca Roberto C. Nascimento, do Laboratório de Divulgação Científica e Cientometria do Departamento de Física da FFCLRP.

Inspiração

O nome do clube foi inspirado na escritora norte-americana Ursula K. Le Guin, premiada por suas obras de ficção científica e fantasia que abordam questões humanas e sociais, utilizando a Antropologia, a Sociologia e as Ciências Políticas. O professor acredita que a iniciativa pode estimular os participantes a escreverem seus próprios textos.

As atividades começaram no dia 10 de outubro e os encontros serão realizados a cada 14 dias, sempre aos sábados, às 17h, pelo Google Meet. O próximo será no dia 24 de outubro.

Os interessados devem entrar em contato com o professor Kinouchi Filho pelo e-mail [email protected] para receber o link da reunião e o PDF do material a ser debatido.


+ Educação