Professor da Escola Ângelo Scarabucci em Franca concorre a prêmio nacional

  • Entre linhas
  • Publicado em 17 de dezembro de 2019 às 17:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Jefferson Lamarca usou a metodologia MenteInovadora para potencializar o aprendizado de geometria

O professor de Matemática da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, Jefferson Lamarca teve seu projeto selecionado (Foto: Reprodução)

​O concurso de educação Mind Lab Inspira divulgou nesta segunda-feira, 16, qual projeto da rede estadual de São Paulo foi selecionado entre os 9 melhores de todo o Brasil e passará por votação popular. 

O prêmio reconhece as melhores práticas da educação com o uso da metodologia MenteInovadora, que desenvolve habilidades socioemocionais e cognitivas de alunos em 522 escolas públicas. Para ajudar a iniciativa do Estado de São Paulo a vencer, basta clicar nesse link e votar: http://amplieperspectivas.mindlab.com.br/inspira

O projeto selecionado é do professor Jefferson Lamarca que leciona matemática na Escola Estadual Ângelo Scarabucci em Franca. O projeto do educador utiliza o jogo “Formas e Cores” para ensinar geometria de maneira prática para alunos do 6º ano. 

Em vista de potencializar o aprendizado adquirido com o jogo, o professor aplicou o “método do semáforo”, que exige que os alunos parem e pensem antes de tomar uma atitude para solucionar qualquer problema, aumentando as chances de acertos ou de soluções inovadoras.

Geometria e resolução de problemas

“No ensino da matemática, costumamos enfrentar o desafio do ensino contextualizado da matéria e a consolidação das estratégias para resolução de problemas. 

“Após as experiências com o jogo Formas e Cores, os alunos assimilaram novas formas de resolverem questões de geometria e passaram a ter menos dificuldade com a matéria”, diz Jefferson.

Outros 8 projetos desenvolvidos por professores de rede pública de cidades do Sul, Sudeste e Nordeste do país também foram selecionados para a etapa final do concurso e ficarão expostos na plataforma para votação popular online a partir de hoje. Os votos vão ser contabilizados até o dia 20 de fevereiro. 

O vídeo mais votado será consagrado campeão nacional e o autor do projeto ganhará uma viagem em família para o Beach Park, no Ceará.

A seleção do Mind Lab Inspira recebeu, no total, 60 vídeos de professores contando sobre projetos que aplicaram em sala de aula para o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes da rede pública. 

Na primeira fase de avaliação técnica, foram considerados critérios como pertinência do trabalho e a possibilidade de aplicação da atividade por outros professores.

Aprendizado de habilidades para a vida

O principal objetivo do concurso é reconhecer as melhores práticas pedagógicas exploradas no Programa MenteInovadora, que desenvolve nos estudantes as habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas com a intenção de que crianças e adolescentes se preparem para ter controle emocional tanto na vida pessoal quanto profissional.

“Os jogos de raciocínio são ferramentas que permitem trabalhar diversas questões essenciais para o cotidiano dos alunos de forma criativa, lúdica e conectada à realidade. Temos o privilégio de compartilhar histórias inspiradoras de utilização dessa metodologia para expandir o conhecimento das crianças e jovens”, afirma Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab. 

No Brasil, há 5.000 professores capacitados para aplicar a metodologia da Mind Lab em 17 estados brasileiros.

Sobre o MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. 

O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. 

Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 20 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. 

Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano.

Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais.

No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros. 


+ Educação