Problema de enchentes em Franca será tema de evento a partir desta terça-feira, 17

  • Entre linhas
  • Publicado em 15 de março de 2020 às 22:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Aberto ao público em geral, 1º Encontro do IAB será realizado no plenário da Câmara Municipal

Acontece a partir desta terça-feira, 17 de março, em Franca, o 1º Encontro do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil pela Cidade, Todos Juntos. O tema é “Enchentes em Franca: Aonde Vamos Parar’?”.

O evento que acontece no plenário da Câmara Municipal até o dia 19, terá como palestrantes, engenheiros e arquitetos para discutir o problema que é recorrente na cidade sempre que chove e causa transtornos e prejuízos para a população.

Abrindo as discussões, o engenheiro Nathanael Silva Júnior abordará o tema “A proteção dos recursos hídricos no contexto do planejamento urbano de Franca”. A palestra terá início às 18h30 desta terça-feira, 17.

Em seguida, a arquiteta urbanista de Curitiba (PR), Mirna Cortopassi Lobo falará sobre “A Importância do Plano Diretor”.

Na quarta-feira, 18 de março, a partir das 18h30, a palestra ficará a cargo do engenheiro civil Luciano Reami, com o tema “Biogás – Tecnologia para cidade mais sustentável”.

A segunda palestra da noite será proferida pelo arquiteto urbanista Murilo Alves Dana, que discorrerá sobre “Urbanismo para cidades mais sustentáveis”.

Na quinta-feira, 19 de março, o 1º Encontro do IAB será realizado na ETE Franca – Estação de Tratamento de Esgoto e terá início às 9h, com visita ao sistema de beneficiamento do biogás. O encontro será coordenado pelo engenheiro civil Luciano Reami.

O evento conta com o apoio da Prefeitura e está sendo preparado pelo IAB, que é uma instituição fundada em 1921 e completará no próximo ano, 100 anos.

Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, onde dentre os seus objetivos está o  fomento e discussão da arquitetura e urbanismo, divulgação da profissão do arquiteto perante a sociedade brasileira, além de busca de soluções técnicas para as comunidades. 

É a entidade profissional dos arquitetos mais antiga no país e a única representante no Brasil da União Internacional de Arquitetos, órgão máximo profissional e cultural dos arquitetos no mundo.

Esse evento tem como propósito mobilizar e conscientizar o Poder Público, sociedade, profissionais, estudantes das áreas correlatas, sobre a importância do planejamento urbano, envolvendo um conjunto de especialistas no assunto que estarão compartilhando gratuitamente suas experiências. 

Para esse primeiro evento está sendo convidada a sociedade para conversar sobre a necessidade de pensar um planejamento com ações para hoje com visão de futuro, levando em consideração as mudanças climáticas que afetam a cidade, suas peculiaridades e o mundo.

 Observa-se que o encontro terá um caráter técnico, de busca de soluções, voltado especialmente para os Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros, advogados, estudantes, universitários, promotores, vereadores, representações comunitárias e a sociedade com interesse no tema.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas em: https://www.sympla.com.br/primeiro-encontro-iab-pela-cidade-todos-juntos–enchentes-em-franca-aonde-vamos-parar-__806415


+ Obras