Problema de enchentes em Franca é tema de encontro de arquitetos e engenheiros

  • Entre linhas
  • Publicado em 3 de março de 2020 às 23:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, evento será realizado nos dias 17 e 18, na Câmara Municipal

Franca será palco este mês, do 1º Encontro do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasilcom a temática ‘Enchentes em Franca: Aonde Vamos Parar’?.

O evento que acontece entre os dias 17 e 19 próximos, no plenário da Câmara Municipal, conta com o apoio da Prefeitura e está sendo preparado pelo IAB, que é uma instituição fundada em 1921 e completará no próximo ano, 100 anos.

Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, onde dentre os seus objetivos está o  fomento e discussão da arquitetura e urbanismo, divulgação da profissão do arquiteto perante a sociedade brasileira, além de busca de soluções técnicas para as comunidades. 

É a entidade profissional dos arquitetos mais antiga no país e a única representante no Brasil da União Internacional de Arquitetos, órgão máximo profissional e cultural dos arquitetos no mundo.

Esse evento tem como propósito mobilizar e conscientizar o Poder Público, sociedade, profissionais, estudantes das áreas correlatas, sobre a importância do planejamento urbano, envolvendo um conjunto de especialistas no assunto que estarão compartilhando gratuitamente suas experiências. 

Para esse primeiro evento está sendo convidada a sociedade para conversar sobre a necessidade de pensar um planejamento com ações para hoje com visão de futuro, levando em consideração as mudanças climáticas que afetam a cidade, suas peculiaridades e o mundo.

 Observa-se que o Encontro terá um caráter técnico, de busca de soluções, voltado especialmente para os Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros, advogados, estudantes, universitários, promotores, vereadores, representações comunitárias e a sociedade com interesse no tema, com abertura programada para o dia 17, com recepção aos participantes às 18h. 

Logo depois, ocorrerá a primeira palestra com a temática “A Proteção dos Recursos Hídricos no Contexto do Planejamento Urbano de Franca’, com o  engenheiro civil Nathanael Silva Junior,  ex-Sabesp, de Franca. 

Depois dele, sobre ‘A Importância do Plano Diretor’, falará a premiada arquiteta e urbanista de Curitiba, Mirna Cortopassi Lobo. 

 No dia seguinte, uma das temática será o “Biogás  – Tecnologia para Cidade Mais Sustentável, com palestra do engenheiro civil Luciano Reami, a partir das 18h30. Na mesma noite, outro tema em pauta será ‘Urbanismo para Cidades mais Sustentáveis’, com o arquiteto e urbanista Murilo Alves Dana, de Franca, ambos de Franca.

Na quinta-feira, dia 19 e último dia do evento, está reservada uma visita a partir das 9h na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), com esclarecimentos sobre o sistema de beneficiamento/processamento de Biogás, com o engenheiro Luciano Reami.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas em: https://www.sympla.com.br/primeiro-encontro-iab-pela-cidade-todos-juntos–enchentes-em-franca-aonde-vamos-parar-__806415


+ Urbanismo