Prevenção: APAE Batatais atenderá mais de 600 estudantes em campanha

  • Entre linhas
  • Publicado em 24 de agosto de 2018 às 16:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:57
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo da ação, que acontece anualmente, é identificar alterações posturais e auditivas

 Profissional de Fisioterapia realiza avaliação postural em estudante

De 31 de agosto a 6 de setembro, a APAE Batatais realizará a ‘Campanha de Prevenção Auditiva e Postural aos Escolares’, destinada aos alunos do primeiro ano do ensino fundamental das redes de ensino pública e privada do município. Iniciada em 2002, a campanha já atendeu cerca de 6.000 estudantes.

O objetivo da ação, realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde e de Educação, Claretiano e CER III APAE Batatais, é identificar, precocemente, alterações nas modalidades avaliadas para prevenir e reduzir o impacto no desempenho acadêmico do público-alvo.

Em 2018, 649 alunos devem passar pela triagem. No total, 12 escolas estão agendadas para avaliação: E.M.E.B “Profª. Alzira Acra de Almeida”; E.M.E.B “Profª. Anna Bonagura de Andrade”; E.M.E.F “José Braga Morato; E.M.E.B CAIC “Prof. Gilberto Dalla Vecchia”; Campinho da Paz; E.E “Monsenhor Joaquim Alves Ferreira”; E.M.E.I.F “Profª. Célia Bueno Cavalcante de Albuquerque”; E.M.E.B “Profª. Esther Vianna Bologna”; Escola de Pedagogia Espírita Eurípedes Barsanulfo; E.E “Prof. Geraldo Tristão de Lima”; E.M.E.B “Pe. Benito Uriarte Erbastrain” e Centro Educacional SESI de Batatais.

Em 2017, 630 estudantes participaram da campanha. No total avaliado, 299 apresentaram resultados alterados e foram encaminhados para especialistas. A coordenadora da saúde da APAE, Patrícia Rocha, ressalta aos pais e responsáveis, que o procedimento é preventivo e aponta a possibilidade de alguma alteração.

“É imprescindível que o aluno, quando solicitado, retorne à instituição para avaliações detalhadas, para que, uma vez confirmadas as alterações, possamos intervir de forma mais rápida, objetivando sempre o bom desempenho escolar”, explica Patrícia.

Para a coordenadora, a campanha tornou-se importante ferramenta de auxílio à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes. “Nosso objetivo é detectar, no início da vida acadêmica, algum problema que o aluno tenha ou possa desenvolver nas modalidades avaliadas e que possam interferir na aprendizagem”, finaliza.

Semana de Prevenção às Deficiências

A Semana de Prevenção da APAE Batatais teve início no último dia 21 e segue até a próxima terça-feira, 28 de agosto. As ações fazem parte da Semana de Prevenção às Deficiências instituída pelo governo Estadual e Municipal pela lei 7944 de 08/07/1992. Desde o início do mês, profissionais da área de prevenção da APAE estão percorrendo os órgãos de imprensa do município com o objetivo de destacar a importância da prevenção nas diversas fases da vida e informar sobre as ações que a entidade desenvolve junto à comunidade.


+ Cidades