Pressão alta, uma doença silenciosa e perigosa, que atinge muitos brasileiros

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de julho de 2018 às 11:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O principal fator para que a pessoa desenvolva a pressão alta é genético. Com hábitos alimentares ruins

A hipertensão, doença silenciosa e perigosa, também conhecida como pressão alta, mata 820 pessoas por dia no país, ou seja, 300 mil brasileiros anualmente, segundo a SBH (Sociedade Brasileira de Hipertensão).

Segundo dados oficiais, as doenças cardiovasculares são as responsáveis pelo maior número de óbitos no Brasil, seguido pelo câncer e causas externas (como a violência).

Estima-se que a pressão alta atinja um a cada três brasileiros adultos e metade dos brasileiros na terceira idade, além de ser responsável por 40% dos infartos e 80% dos casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral). 

O tratamento não é complicado, pois o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza remédios gratuitos para todos os brasileiros através do programa Farmácia Popular.

O principal fator para que a pessoa desenvolva a pressão alta é genético. Com hábitos alimentares ruins, como elevado consumo de sal, a faixa etária da doença está reduzindo. 

Outras doenças, aliadas a alimentações supercalóricas e com muito sal, estão ligadas à hipertensão, como a obesidade e a diabete, que colabora para a pressão alta se instaurar.

Sintomas

A hipertensão em si não tem sintomas que sejam propriamente delas, porém, é preciso ficar atento a alguns sinais como visão embaçada, dor na região da nuca, cansaço, tontura e sangramento no nariz. É preciso estar sempre atento a qualquer sinal de alteração, a doença só pode ser diagnosticada com exames médicos.

Uma das orientações passadas por médicos é o controle no excesso do sal, que contribui para a elevação da pressão arterial. A prática de exercícios também é um fator importante no tratamento. São aconselhados 30 minutos de caminhada diária, que ajuda no tratamento e controle, não só da hipertensão, como também na obesidade e outras doenças.


+ Saúde