PREFERÊNCIAS E PRIORIDADES

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 12 de março de 2018 às 09:22
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A música dentro do contexto Brasil: preferências e prioridades!

​Vamos pensar sobre este prisma: o que é Educação Integral?

​BRASIL! A PRIORIDADE É A EDUCAÇÃO!EDUCAÇÃO INTEGRAL!

Minha sugestão é que façam intercâmbio com a Europa e fiquem por 30 dias usufruindo do sistema educacional de cursos de verão. Utilizem seu dinheiro para crescerem enquanto pessoas, seres humanos, ao invés de apenas fazerem turismo e pagarem uma fortuna em hotéis, passeios, etc.

Fui para a Europa 4 vezes fazer curso de aperfeiçoamento em piano, um deles foi curso de alemão e o que aprendi não tem dinheiro que substitua.

UM MÊS FAZENDO CURSO NUMA UNIVERSIDADE NA EUROPA É MUITO MAIS BARATO DO QUE SE ALIMENTAR POR 1 MÊS NO BRASIL.

Vamos aos números:

CURSO DE VERÃO NUMA UNIVERSIDADE DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS:

900 EUROS -INCLUI ALOJAMENTO ( KITINET) , CURSO DE ALEMÃO POR 30 OU 60 DIAS NO PERÍODO DA MANHÃ E À TARDE OUTRO CURSO QUE A UNIVERSIDADE OFERECE EM VÁRIAS ÁREAS ( MÚSICA, DIREITO, COMUNICAÇÃO , ETC)

REFEIÇÃO : NO RESTAURANTE DA UNIVERSIDADE QUE TEM DOIS ANDARES COM PISTAS DE FRIOS, CARNES, MASSAS, SALADAS, SOBREMESAS, ETC , VOCÊ ALMOÇA POR 2 EUROS comendo muito bem.

TRANSPORTE :tendo o crachá da universidade, você utiliza o transporte público GRATUITAMENTE.

Estamos falando de números apenas. E o aprendizado que se tem de vida ?

Pessoas se vestem de forma confortável e simples. Geralmente roupas clássicas que não caem de moda. Aliás, não vi a questão moda e vaidade ser valorizada por onde passei . As pessoas estão preocupadas em SEREM MELHORES enquanto pessoas, adquiriremmais conhecimento, conhecerem novos lugares, aprenderem com as diferentes culturas.Vestem-se para se abrigar do frio, do calor, calçados confortáveis para caminhadas…

E aqui neste Brasil a ignorância impera… JUNTAR DINHEIRO PARA LEVAR PARA O CAIXÃO …

E o povo acompanha … cada vez mais valorizando o que é supérfluo e ficando cada vez mais vazios.

MASTERCLASSEDE INSTRUMENTO MUSICAL:

150 EUROS COMO OUVINTE PARA ASSISTIR A 3 SEMANAS DE AULAS , PAGAR 3 EUROS EM CONCERTOS À NOITE, ESCOLHER ENTRE FICAR EM CASA DE FAMÍLIA POR UM PREÇO CONVIDATIVO OU CONVÊNIO COM HOTEL PAGANDO 500 EUROS POR 30 DIAS, com direito a uma café da manhã que equivale a um almoço.

Quando se fala em Educação no Brasil se remete à escola, Português, Matemática, História, Geografia, etc.

O Brasil está sendo chacoalhado dentro de um liquidificador, e o suco que vai sobrar disso espero que seja bom, acredito que será.

Quando ouço uma pessoa dizer que não tem dinheiro para pagar os estudos de música, inevitavelmente a análise salta aos olhos sobre as prioridades e preferências.

Lembrando da época antes de Mozart onde o músico era um mero palhaço da corte ou um empregado da igreja, até que ele se mostrou, reagiu, se impôs , desobedeceu, mostrou a que veio, levantou a cabeça e não aceitou se apresentar à realeza com roupa de escravo ( librè).

Num país onde milhões, bilhões e fortunas incalculáveissão retiradas da condição de sobrevivência dos cidadãos, é difícil falar que estes senhores pensem na música como algo sério na vida das pessoas, ou melhor : é impossível que forneçam algo que vá dar consciência, libertação, expressão, etc a um povo que está sendo hipnotizado, massacrado, e que não reage.

PREFERÊNCIAS ou PRIORIDADES ?

Prefiro comprar um fardo de cerveja do que pagar uma aula de música.

Prefiro comprar um sapato novo , me vestir bem e andar apresentável do que investir em estudar… seja qualquer coisa que se vá estudar.

É altamente CORRUPTO, um cidadão que aborda uma escola de música se queixando da vida, das condições financeiras, da falta de dinheiro, do governo, enfim , aquele mimimi sem fim , para pedir desconto num estudo que demorou pelo menos 12 anos para se obter um diploma, e depois vários cursos altamente caros de aperfeiçoamento.

O facebook tem desmascarado as pessoas diaa dia .Na assessoria a professores, vejo o quanto as pessoas tentam levar vantagem sobre um professor de música, porque este, acredita no que faz e quer de toda maneira oferecer o melhor ao aluno, existe um ideal. Além disso é sensível, quem lida com Arte tem uma sensibilidade diferenciada e não é materialista. É onde os ‘ levadores de vantagem’aparecem para em seus discursos ridículos de dificuldade financeira se aproveitarem destes professores, muitas vezes iniciantes que estão tentando se estabelecer na vida como em qualquer outra profissão.

Quando percebo este discurso, já com a estrada longa de 47 anos lecionando, questiono alguns pontos e ofereço a reflexão à pessoa sobre prioridades e preferências.

Mas quando vejo que há necessidade mesmo premente, faço questão de oferecer meu trabalho nas condições mais propícias para aquela pessoa. A vida é uma troca. Assim fosse com todas as profissões, especialmente na área de saúde.

Neste contexto de PRIORIDADES E PREFERÊNCIAS vamos pensar nas crianças do nosso país, que vão cuidar da nossa velhice amanhã. Será que pelo menos pensando assim, possamos oferecer-lhes A EDUCAÇÃO INTEGRAL?

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero