Prefeitura se mobiliza para conscientizar sobre riscos do uso de cerol em pipas

  • Entre linhas
  • Publicado em 25 de julho de 2018 às 16:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cerol causou uma centena de acidentes no país nos últimos meses e, destes, 25% foram fatais

Equipes da Prefeitura, especial da área de educação física escolar da secretaria da Educação, estão mobilizadas na organização de uma ampla campanha que será levada para as salas de aulas em agosto, sobre a Lei 6383 – Pipas sem Mortes. O propósito com esse trabalho é atrair a atenção dos estudantes para os perigos que representa soltar pipas sem os cuidados necessários, próximo a fiação elétrica e as consequências e a utilização de cerol, que também pode ser levar a morte de terceiros.

Nesse sentido estarão sendo promovidas palestras educativas nas escolas. É comum durante as férias escolares e no mês de agosto, a pipa estar colorindo os céus da cidade. Mas infelizmente, junto com ela,  acontece a realização de disputas entre as crianças para ver quem consegue cortar a linha da pipa do outro.
Muitos acidentes fatais ocorrem com motociclistas que passam por áreas onde crianças e adolescentes empinam  suas pipas ou papagaios. Geralmente nos casos fatais, é o pescoço do motociclista ou pedestre que entra em contato com a linha de pipa com cerol.  Sem falar na própria criança que, desatenta, soltando sua pipa, corre risco de atropelamento e de choque elétrico, ao brincar em lugares inadequados.

Foi pensando nisso que a  secretaria Municipal de Educação através da Equipe de Educação Física Escolar, realizará no mês de agosto uma série de ações educativas dentro do Projeto Lei nº 6383  Pipa Sem Mortes que tem como objetivo refletir e conscientizar as crianças sobre esta brincadeira tradicional que faz parte de nossa cultura.

Essas ações acontecerão nas escolas municipais da cidade para aproximadamente 4.450  alunos dos 4ºs e 5ºs anos, em parceria com a Polícia Militar , que realizará  uma  palestra abordando questões referentes aos riscos do uso do Cerol e da brincadeira com “Pipas” de maneira segura e divertida. As atividades estarão ocrrendo a partir do dia 1º até o dia 30 de agosto, tendo a frente as coordenadoras Ligia Benate e Radmila Gomes, da Educação Fisica Escola e Centro Municipal de Formação Continuada.

    Mais informações, tel. 3711-9374


+ Trânsito