Prefeitura oferece apoio no deslocamento de estudantes entre Palmeiras e Pulicano

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de setembro de 2019 às 23:11
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:48
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudantes têm se arriscado em travessia irregular sobre tubulação de esgoto da Sabesp que liga os bairros

Preocupada com os estudantes que se arriscam em uma travessia irregular entre os jardins Palmeiras e Pulicano, sobre uma tubulação de esgoto da Sabesp, a Prefeitura de Franca irá oferecer, a partir desta terça-feira, apoio aos alunos do Palmeiras que estudam no bairro vizinho. Uma van ficará no local, nos horários de entrada e saída das escolas, nos dois turnos, para ajudar as crianças nos seu deslocamento até a unidade escolar.

Como forma de reduzir o risco que a população corre ao fazer a travessia irregular, o prefeito Gilson de Souza convocou, nesta segunda-feira, 09 de setembro, representantes da Sabesp, do Corpo de Bombeiros, do Setor de Trânsito da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Serviços e Meio Ambiente para, juntos, buscarem uma solução imediata para o caso.

Desde que a passarela que existia no local foi destruída durante um temporal, moradores daquela região se arriscam ao atravessar irregularmente sobre a tubulação de esgoto existente entre os dois bairros. 

A Prefeitura trabalha, desde então, para buscar a melhor solução para o caso. Mas como o atalho usado pelos moradores fica em uma área particular, a disposição do município em instalar uma nova passarela no terreno depende da anuência de seu proprietário.

Após o encontro das autoridades no local onde a travessia é feita, ficou definido que a Prefeitura irá oferecer o apoio no deslocamento das crianças que estudam em uma escola estadual do Jardim Pulicano. A Sabesp se comprometeu a reforçar a estrutura para impedir a passagem de pedestres sobre a tubulação. E, paralelamente, o município dará prosseguimento às tratativas com o proprietário da área.

“O aluno é prioridade, temos de dar a ele toda a atenção e todo cuidado. Vamos chamar o proprietário da área, a Sabesp e o Estado, porque os alunos são do Estado, para juntos buscarmos uma solução para este caso. O que vamos fazer, o mais rapidamente possível, é oferecer o transporte para esses alunos até solucionar o problema”, disse o prefeito Gilson de Souza, que também acionou o dirigente de Ensino, Marcos Pereira do Amaral, para tratar sobre o caso, uma vez que são alunos da rede estadual que normalmente passam sobre a tubulação. Na tarde de ontem, o prefeito ainda esteve na Escola Estadual Stella da Matta e conversou com o diretor Marcos Luís e professores sobre a situação.

Gilson também anunciou que a Prefeitura fará a pavimentação das calçadas no trajeto normal, de cerca de 2 quilômetros, entre os dois bairros.

O gerente distrital da Sabesp, Rui Engrácia, explicou como será a nova interdição. A companhia havia fechado o atalho no início deste ano, mas as barreiras acabaram sendo danificadas. “Vamos reforçar essa estrutura que colocamos no lado do Jardim Palmeiras e vamos fazer uma proteção igual no lado do Pulicano, dificultando o acesso. O que a gente quer ressaltar é o perigo que essas pessoas estão correndo, passando por essa tubulação de esgoto. Ela não é apropriada para trânsito.”


+ Educação