Prefeitura, Grupo Tereos e SESI iniciam cursos de capacitação para guairenses

  • Entre linhas
  • Publicado em 27 de setembro de 2019 às 21:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Através da Unidade Móvel de “Vida Saudável”, serão oferecidas opções na área de alimentos e outros

A Prefeitura Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade, da Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, em parceria com o Grupo Tereos (Usina Mandu) e o SESI (Serviço Social da Indústria) está trazendo para Guaíra a Unidade Móvel de “Vida Saudável”. A unidade fornecerá cursos de capacitação para guairenses na área de gastronomia.

Essas unidades são cozinhas didáticas adaptadas em carretas totalmente equipadas com eletrodomésticos, utensílios de cozinha, e todos os materiais necessários para os cursos. A equipe técnica é formada por Nutricionistas e Auxiliares de Cozinha, capacitadas para atender as necessidades dos cursos.

Em Guaíra, no período de 7 a 25 de outubro serão ministrados os cursos do programa “Culinária Gourmet”, “Boas práticas na manipulação de alimentos” e “Empreendedorismo”. Os cursos são divididos em combos podendo ser ministrados com carga horária de 3h30, podendo, cada turmo, ter 30 alunos simultaneamente.

De acordo com a presidente do Fundo Social, primeira dama, Elaine Olivério Lelis, “os cursos de culinária possibilitam aos participantes o aperfeiçoamento das habilidades no preparo de pratos mais elaborados, o conhecimento para escolha de produtos de qualidade, além do aprendizado de noções de higiene para garantia de alimentos seguros. Favorecendo, ainda, o aumento da renda familiar e inserção no mercado de trabalho”.

As aulas serão ministradas no período da manhã e da tarde, podendo beneficiar, no total 720 pessoas. “Os participantes, de acordo com o SESI, serão orientados quanto as boas práticas de manipulação e aos requisitos de organização e higiene adequados aos estabelecimentos, visando atender as normas exigidas pela Vigilância Sanitária para garantir a qualidade e segurança dos serviços oferecidos aos consumidores”, comentou o Diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Suzuki.

Em nota o SESI informou que em 2019, em parceria com o Grupo Tereos, levará a unidade móvel a diversos municípios da região noroeste paulista, atendendo a milhares de pessoas com uma agenda muito diversificada de cursos.

O Diretor da Assistência Social do município, José Reinaldo dos Santos Júnior, salientou que a intenção é atender à população em vulnerabilidade social atendido pelos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) do município. “As pessoas que estão em vulnerabilidade social devem fazer esses cursos, que são fáceis e podem inseri-las no mercado de trabalho, além de serem uma importante fonte de renda para essas famílias”, disse José Reinaldo.

O prefeito José Eduardo Coscrato Lelis falou da importância dessa parceria. “Quero enfatizar o que representa essa parceria entre nossa administração e o Grupo Tereos que viabilizou esse convênio com o SESI. Estamos oportunizando a população guairense de se capacitar para o mercado de trabalho, bem como ter uma fonte de renda extra, neste momento de dificuldade pela qual passa o país e escassez de vagas de emprego”, disse José Eduardo.

Das Inscrições

Os interessados em participar do curso devem ser maiores de 18 anos de ambos os sexos.

Inicialmente está sendo oferecido um curso para cada participante. Está sendo estudada a viabilidade do interessado participar de mais de um curso.

As inscrições serão de 30 de setembro a 4 de outubro e devem ser feitas na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizado no Centro de Qualificação Profissional “Neusa Corrêa Longo”, na Rua 8 esquina com Avenida 9, centro, em horário comercial.


+ Cidades