Prefeitura de Franca duplica atendimentos da “Saúde Visual” nas escolas públicas

  • Entre linhas
  • Publicado em 18 de outubro de 2018 às 23:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Programa agora conta com dois médicos que percorrem as escolas atendendo alunos de 5 a 10 anos

Os números preliminares do Programa Saúde Visual nas Escolas, mantido pela Prefeitura de Franca, através de ações integradas conduzidas pelas Secretariais de Educação e de Saúde, apontam até esse momento do ano, praticamente o dobro de atendimentos se comparado ao mesmo período de 2017. Uma das razões simples é que a Prefeitura aumentou de um para dois médicos oftalmologistas que passaram a percorrer as Escolas Municipais de Ensino Básico periodicamente, onde aquelas crianças na faixa de 5 a 10 anos, com alguma dificuldade de enxergar são submetidas a consulta num trailer móvel.

Este mês esses dois profissionais estão atendendo as escolas da região Sul. Os números mais recentes, passado pelo Serviço Social da Secretaria da Educação, que monitora o trabalho, apontam que foram feitas cerca de 2,5 mil consultas contra 1.680 durante todo o ano passado. Desse total, foram autorizados e doados 224 óculos de acordo com a situação diagnosticada nas crianças, enquanto nos 12 meses de 2017 esse número ficou limitado a 123 armações.

A equipe de oftalmologistas é composta por Carlos Alexandre Oliveira e Fábio José Gazaffi, que fazem as consultas das crianças no trailer que é levado para as escolas de acordo com o mapeamento prévio estabelecido pelas Secretarias da Educação e Saúde. Geralmente um dia antes o motorista condutor vai a escola, avalia as condições e o melhor local, com a acesso a rede elétrica e no dia marcado chega com uma hora de antecedência. Foi isso que ocorreu neste começo de semana, já que nesta terça-feira os atendimentos foram feitos em dois períodos para os alunos da Escola ‘Hélio Paulino’, no Jardim Ana Dorotheia.

Teste de acuidade

 Nem todas as crianças nessa faixa etária de cidade são submetidas a consultas. Ao longo do ano os educadores que recebem orientações a respeito, submetem os alunos a um teste de acuidade visual, geralmente com aqueles que apresentam alguma dificuldade em visualizar o que é escrito no quadro negro ou mesmo nas leituras diárias. Somando-se a isso, são consideradas aquelas situações apresentadas pelos familiares.

 Com essa avaliação cada escola faz a lista das crianças que precisam da consulta e os profissionais da Saúde comparecem. Para o prefeito Gílson de Souza esse é um programa preventivo de extrema importância, pois permite um melhor rendimento do aluno na escola e evita o agravamento de seus problemas visuais. E para aquelas pessoas de maior carência, mediante parceria com o Ministério da Saúde, a Prefeitura compra e doa os óculos de acordo com cada situação.

Na semana que vem o trabalho será realizado na Escola ‘José Mário Faleiros’, no Jardim Aeroporto 3 e a meta das equipes responsáveis é encerrar o ano atendendo 100% das escolas municipais da região Sul. Para o ano que vem a prioridade é começar pela região Leste, que abrange os bairros Brasilândia, Paulistano e adjacências.


+ Saúde