​Prefeitura busca meios para recuperar Relógio do Sol, o segundo do mundo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 19:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:33
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Monumento foi danificado em razão da queda de uma árvore durante um temporal na cidade, no final do ano

Considerado um dos principais patrimônios históricos do município, o Relógio do Sol de Franca, danificado em razão da queda de uma árvore durante um temporal na cidade, no último dia 27 de dezembro, deve ser recuperado tão logo sejam encontrados os profissionais habilitados para esse trabalho. 

Nesse sentido a Prefeitura e suas equipes, tanto da área de Turismo como de Cultura, estão empenhadas não apenas encontrar mão de obra qualificada para tal atribuição, mas também com o cuidado de atender previamente a complexidade legal que a situação exige junto aos órgãos de preservação.

Considerando que o Relógio do Sol é tombado pelo Condephaat Estadual e também do Municipal e os procedimentos referentes a sua restauração/reforma, devem ser orientados pelo órgão, a secretaria de Desenvolvimento, por meio de sua Divisão de Turismo, conseguiu depois de insistentes tentativas nas últimas semanas, contato com o presidente do órgão estadual, Roberto Leme Teixeira. 

Ele indicou o arquiteto conservador Marcello Pucci, da empresa VEC Engenharia e Gestão, responsável pela restauração da Catedral de Ribeirão Preto, Museu Portinari, entre outros.

Entendimentos foram feitos com esse profissional, que na próxima semana deve estar em Franca para uma avaliação prévia da situação, de modo a elaborar um documento oficial apontando algumas alternativas possíveis. 

Outro profissional envolvido e que deverá oferecer sua colaboração será o professor de astronomia da USP,  Dr. Ramachrisna Teixeira,  que também deverá estar em Franca logo após o carnaval.

A guarda do Relógio momentaneamente está com a secretaria de Esportes, Lazer e Cultura. Por ser um ícone do turismo na cidade, a Divisão de Turismo, está à frente desta ação, a pedido do secretário responsável pela pasta.


+ Cotidiano