Prazo para Gilson de Souza extinguir 225 cargos se encerrará em 23 dias

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 11 de julho de 2018 às 06:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:51
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeito chegou a cogitar contratar empresa para fazer projeto, que pode chegar na Câmara no afogadilho

O prazo para que Gilson de Souza (DEM)​ cumpra ordem do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e extinga 225 cargos em comissão da Prefeitura, de livre nomeação do prefeito, está caminhando para o fim. 

Restam 23 dias para que a ordem seja cumprida. Junto com a extinção dos cargos deverá acontecer a exoneração de 225 ocupantes de cargos em comissão – pessoas de confiança que, independente da qualificação profissional ou acadêmica, são nomeadas diretamente pelo prefeito. 

A preocupação de Gilson vai além do aspecto administrativo e passa também pelo político, uma vez que os comissionados representam uma relevante força de trabalho em campanhas eleitorais.

No próximo pleito, em outubro, Gilson não será candidato, mas seu filho, Gilsinho, é pré-candidato a deputado federal e seu irmão, Nirley de Souza, deve se candidatar a deputado estadual. Os comissionados serão, é óbvio, relevantes na busca por votos.

Além disso, muitos comissionados se candidatarão a vereador nas próximas eleições municipais, daqui a dois anos, e poderão formar a base para uma possível candidatura de Gilson de Souza para a reeleição.

A determinação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo se baseia no fato de que os 225 cargos têm atribuições técnicas e deveriam ser preenchidos por funcionários concursados.


+ Política