Poupatempo oferece totens de atendimento em shoppings e mercados

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de maio de 2018 às 05:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Várias cidades paulistas já receberam equipamentos, mas Franca ainda segue de fora

A partir de agora, shoppings e supermercados do Estado de São Paulo poderão ter totens de autoatendimento de serviços públicos em seus estabelecimentos, oferecendo uma comodidade a mais aos clientes. O prazo para os locais oficializarem o interesse vai até o dia 6 de junho. Até agora, a cidade de Franca segue de fora da lista.

A oferta feita pela Prodesp, empresa que faz a gestão do Programa Poupatempo, é dirigida a empresas com grande fluxo de consumidores, que passarão a ter a possibilidade de aquisição de equipamentos de autoatendimento em que os cidadãos podem pedir a 2ª via do RG ou da CNH, solicitar a CNH definitiva ou imprimir na hora e de graça documentos como o Atestado de Antecedentes Criminais com código (QR Code), Certidão de Prontuário de CNH e Pesquisa de Débito de Restrição de Veículos de Terceiros.

As máquinas são equipadas com telas sensíveis ao toque para navegação e leitores óticos de impressão digital para certificar a identidade do usuário. Além disso, máquinas de pagamento com cartão permitem recolher na hora as taxas necessárias, inclusive para entrega pelos Correios – o que permite concluir o atendimento na hora e evitar a necessidade de ir a um posto do Poupatempo.

“Com máquinas de autoatendimento instaladas fora das unidades do Poupatempo, o cidadão ganha mais pontos de atendimento para solicitar seu serviço, de forma rápida e prática, reduzindo deslocamentos e poupando, ainda, mais tempo”, explica Cesar Ricardo Carcassoli, responsável pelo projeto de expansão dos totens de autoatendimento do Poupatempo.

Desde que começaram a ser instalados, inicialmente apenas dentro dos postos Poupatempo, os totens de autoatendimento já prestaram mais de 6 milhões de serviços, incluindo agendamentos para atendimento presencial nas unidades do Poupatempo. Com o sistema de agendamento, o Poupatempo distribui a demanda, evitando filas ou ociosidade da estrutura de atendimento.

Desde o início deste ano, o Poupatempo começou a instalar totens de autoatendimento em grandes centros de varejo e estações do Metrô. Em breve as máquinas estarão em mais estações do Metrô e também nas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Empresários interessados em contratar as máquinas devem consultar os requisitos no site da Prodesp e enviar e-mail para [email protected], com nome e CNPJ do estabelecimento, descrição do endereço completo do estabelecimento, inclusive com CEP, números de telefones comercial e celular, fone do local proposto, nome completo do responsável e indicação de pleno atendimento dos requisitos do edital.

O chamamento é aberto a shoppings centers, supermercados, centros comerciais e demais locais com acesso ao público em geral. O interessado deverá arcar com o custo mensal do totem de autoatendimento.

O Edital completo e Comunicado Nº 001/2018 podem ser consultados no site da Prodesp.

Atualmente, o Poupatempo conta com totens de autoatendimento nas unidades da Sé, Itaquera, Santo Amaro, Lapa, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Bernardo, Suzano, Bauru, Campinas Centro e Campinas Shopping, Jundiaí, Ribeirão preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Santos.


+ Cotidiano