Por que o piano causa tantas interjeições?

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 25 de agosto de 2017 às 14:58
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ah! Oh! Oba! Humm! Heim?

E por aí vão as mais variadas manifestações!

Às vezes é um lamento : Ah ! Que pena que não tive oportunidade de estudar piano !

Noutras se torna uma admiração: – Oh! Um piano! Que fantástico instrumento! Como funciona por dentro?

Quando se chega perto e se pode tocar, vem logo um ‘ Oba!’

Armando Aronne afinando um piano – minha homenagem a esta família que cuida dos pianos como se fossem filhos

Existem aqueles “  Hummm “ que ora dizem que o som é maravilhoso, ora querem expressar um certo desdém porque não se tem em mãos, ora se deseja ardentemente como a um bom prato de comida, ora é o suspiro de nostalgia, ora se almeja comprar um para simplesmente tê-lo em sua sala e admirá-lo todos os dias, ora para tê-lo no seu quarto e tocá-lo a qualquer momento na quietude do seu cantinho particular…

Tive a oportunidade de ler esta semana um post nas redes sociais de um médico doando um piano Petit Gaveau – Paris. E perguntando quem gostaria de ficar com o piano. Logicamente eu gostaria de ter uma relíquia destas, mas vi ali pessoas implorando por ter o seu único instrumento de estudos mesmo que fosse velho, mesmo que precisasse de conserto, mesmo que desafinado, mas desejando-o fortemente, então abdiquei de minha vontade de ter uma relíquia. Que o toquem! Que o reformem! Que deem vida e preencham os lares com o seu som!

Fato é que o piano causa um frisson … Certa vez quando toquei numa Loja de conveniências por 3 meses e três vezes por semana, via as mais interessantes reações quando se deparavam com um piano na loja . O piano ficava atrás de uma larga coluna, perto de um caixa eletrônico. O movimento era intenso e as pessoas paravam para ver uma pessoa tocando aquele “ móvel “ e as mais variadas exclamações surgiam.

Alguns entravam apressados para ir ao caixa eletrônico e de repente davam uma reduzida brusca nos passos , paravam , olhavam , respiravam fundo, os rostos transmitiam várias expressões , mas a comum em todas elas era de SURPRESA!

Antigamente a maioria das casas possuía um piano na sala. Com a chegada dos eletrônicos, os pianos foram ficando ‘ obsoletos’ e chegou a vez dos teclados. Mas não preencheu as almas, foi uma era passageira porque os músicos e as pessoas não se satisfaziam com aquele som computadorizado.

E então, os pianos voltaram com força total . E hoje, ele está nas mais variadas situações : em metrôs,  rodoviárias, lojas, praças, residências, shoppings e as interjeições continuam.

Sinto que o ser humano perdeu um pouco de sua capacidade de dominar algo. Sente-se com medo e incapaz muitas vezes. Não enfrenta. É mais fácil apertar um botão porque aí ele toca sozinho mas não preenche a alma. É diferente de quando uma pessoa se senta ao piano e toca.  Ela dá a sua interpretação, tira da sua alma os mais profundos sentimentos e transmite às pessoas.

A reflexão sobre hoje ficou um pouco longa mas teria muito mais a dizer sobre este instrumento instigante , cativante e arrebatador !

Ouçamos , vejamos vídeos, experimentemos!

DEIXO LOGO ABAIXO UM VÍDEO DE KINSTANTIN SCHERBAKOV – que tive o prazer de assistir a 3 Masterclasses .Fantástico!

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.


+ zero