Poluição do ar pode deixá-lo menos inteligente. Veja se isso tem como afetá-lo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de março de 2020 às 17:25
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre no ar podem deixar pessoas com a inteligência prejudicada

Afinal, não são apenas os pulmões que sofrem danos devido à poluição atmosférica e à emissão de gases estufa. 

Um novo estudo chinês aponta que o bom funcionamento do cérebro também é prejudicado, podendo inclusive reduzir a inteligência dos indivíduos. 

A pesquisa, publicada no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, analisou testes de linguagem e aritmética de 20 mil indivíduos entre 2010 e 2014. 

No decorrer da análise os pesquisadores compararam os resultados dos testes com registros de dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre na área onde habitavam.

Os pesquisadores concluíram que índices elevados de poluição geraram quedas notórias nos resultados, sendo que em média se verificou que o impacto da exposição a ar de baixa qualidade equivalia à perda de um ano de educação. 

“O ar poluído pode fazer com que todos reduzam seu nível de instrução em um ano, o que é extremamente significativo”, afirmou Xi Chen, da Yale School of Public Health, nos Estados Unidos, membro da equipe de pesquisa ao jornal britânico The Guardian.

 “Mas sabemos que o efeito é pior para os idosos, especialmente aqueles com mais de 64 anos, para os homens e para aqueles com baixa escolaridade. Se calcularmos a perda para eles, podem ser alguns anos de educação”. 

O estudo seguiu os mesmos indivíduos para observar como a poluição do ar variou de ano para ano, ou seja tal significa que muitos outros possíveis fatores causais, como as diferenças genéticas, foram automaticamente contabilizados e excluídos. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição atmosférica provoca sete milhões de mortes por ano no planeta.

E está adicionalmente associada ao risco de demência, ao desenvolvimento de doenças mentais em crianças e à produção de espermatozoides defeituosos. 


+ Educação