Polícia Militar de SP forma 236 novos aspirantes a oficiais pelo Barro Branco

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de dezembro de 2018 às 07:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em cerimônia neste sábado (15), futuros tenentes recebem a espada após três anos de estudos

Neste sábado (15), o governador Márcio França e o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, participaram da solenidade de formatura de 236 aspirantes a oficiais no curso de bacharelado de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. A cerimônia aconteceu na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na zona norte da capital.

Os aprovados em concurso público iniciaram o curso, que teve aproximadamente 5.500 horas de aulas, em fevereiro de 2016, totalizando três anos de estudos. Ao todo, são 209 homens e 27 mulheres.

“Quero cumprimentar todos os aspirantes que hoje se formam, homens e mulheres, pela jornada. Sei que foi um grande sacrifício, são três anos de dedicação e todos nós temos orgulho de cada um de vocês pelo esforço que tiveram. E cumprimento a todos os familiares aqui presentes, pelo apoio e por emprestarem seus filhos, netos, maridos e esposas para o Estado de São Paulo”, disse Márcio França durante o evento.

O concurso teve 15.309 inscritos para 240 vagas, o que representa uma relação de 63,7 candidatos por vaga. Durante a formação, que é reconhecida como graduação, foram aplicadas disciplinas como Polícia Comunitária, Direitos Humanos, Inteligência Policial, Noções de Polícia Científica, entre outras.

O curso para os futuros oficiais tem o objetivo de capacitar os agentes para o exercício de comando e gestão das atividades de polícia ostensiva, preservação da ordem pública, defesa civil e territorial.

“Caros aspirantes, o povo de São Paulo espera dos senhores, fibra, honra, valentia e lealdade. E sem medo de errar, posso afirmar que cada um desses valores será entregue à sociedade de São Paulo pelos senhores. Essa turma não será diferente de nenhuma das outras. Hoje, os senhores e as senhoras encerram um ciclo. Nova demanda, nova jornada. Honrarão a espada que a partir dessa data, será um marco em suas vidas. Espero que sejam muito felizes”, completou o secretário de Segurança Pública Mágino Alves Filho.

Espadas e próximos passos

Durante a formatura, os cadetes deixam seus espadins de lado e recebem a espada, símbolo do oficialato da Polícia Militar. A arma acompanhará os aspirantes em um estágio de seis meses. Nesse período, os futuros oficiais acompanharão unidades de patrulhamentos de diversas regiões do Estado de São Paulo e, após esse estágio, serão promovidos à patente de 2º tenente.

Atualmente, a remuneração dos aspirantes a oficiais da Polícia Militar é de R$ 6.376,10 considerando adicional de insalubridade.


+ Segurança