Placa do Mercosul é suspensa em Minas até o próximo governo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de dezembro de 2018 às 17:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Processo foi suspenso para que o eleito, Romeu Zema decida o que fazer

Placas com padrão Mercosul começaram a ser instaladas no Rio de Janeiro — Foto: TV Globo

A Polícia Civil de Minas Gerais informou, nesta sexta-feira (14), que a implantação da placa veicular do Mercosul está suspensa no estado. Esta é a quinta alteração do prazo no estado.

O governo chegou a publicar no Diário Oficial de Minas Gerais que o prazo para implantação das placas havia sido transferido para o dia 17 de dezembro deste ano. O padrão já é usado na Argentina e no Uruguai.

A polícia, que é responsável pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), informou que o novo adiamento foi decidido para deixar que o governador eleito Romeu Zema (Novo) decida quais órgãos serão responsáveis pelo processo de implantação e fiscalização das placas da Mercosul.

A assessoria de Zema informou que o governador eleito “só vai se pronunciar após assumir o cargo e ser informado das pendências que ficaram do governo anterior”. Zema toma posse no dia 1º de janeiro de 2019.

Novo padrão de placas, já adotado no Rio de Janeiro, prevê combinação de 4 letras e 3 números — Foto: Foto: Karina Almeida e Claudia Peixoto/G1

Quem precisa trocar

O novo padrão só precisa ser adotado para o primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso da troca de município ou propriedade.

A mudança foi anunciada em 2014, deveria ter entrado em vigor por aqui em janeiro de 2016, foi adiada para 2017 e depois por tempo indeterminado.

Uma disputa judicial chegou a interromper a obrigatoriedade, mas o governo recorreu e retomou os emplacamentos.

Os últimos capítulos envolveram uma autorização para a redução do tamanho caso as placas não se encaixem nos locais determinados nos veículos e a retirada dos símbolos de identificação de estado e município.


+ Trânsito