PISCO também é produzido com uva

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 7 de novembro de 2017 às 15:28
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Hoje não vamos falar de vinho, mas sim de outra bebida produzida a partir da uva….O Pisco

O nome Pisco é de origem “Quechua”, um idioma pré colonização da America do Sul, usado até hoje em alguns países nos arredores dos Andes, significa “ave”.

Mas para nós, hoje o Pisco é um destilado de uva produzido no Peru e no Chile.

 E curiosamente estes países discordam em relação ao Pisco. Para o Chile, Pisco é um nome genérico da bebida, já no Peru, Pisco é uma “Denominação de Origem” entendendo que só pode ser produzida no Peru. 

As uvas usadas nas produção de cada país também são diferentes, sendo que no Chile as principais são a Moscatel, a Toprontel e a Pedro Jimenez e no Peru nos Piscos puros são usadas as Mollar, Negra Corriente e Quebranta, e nos aromáticos usam a Moscatel e uva Itália.

Bem não vamos entrar em tal discussão … a ideia aqui é mostrar novos sabores e não discutir.

Tive a felicidade de conhecer Pisco em uma breve viagem ao Peru. Claro que já tinha experimentado a bebida antes, mas nada como conhecer mais e no lugar de origem. E como a viagem foi com pessoas queridas… a degustação foi muito melhor e com muitas e boas risadas.

O Pisco me lembrou a Grappa, é uma bebida forte com alto teor alcoólico, mas com um sabor específico e muito gostoso. No dia que degustamos , veio com as sobremesas e posso afirmar… estava ótimo.

Mas para quem não gosta de bebidas fortes, existem variações de coquetéis com o Pisco que são ótimos. 

É o caso do Pisco Sour ou dos Chilcanos, degustamos o Pisco Sour e o Chilcanazo, que é feito com gengibre e manjericão, refrescantes e muito saborosos… com as companhias certas, que foi o meu caso, têm gosto de festa. 

Lembrando sempre que o Ceviche acompanha muito bem estas bebidas. 

Sempre que tiver oportunidade, bebidas como estas valem a pena degustar e se estiver com boas companhias, tenha certeza que vai render muitas histórias e boas lembranças.


+ zero