Quem coloca enfeites de Natal com antecedência é mais feliz, diz estudo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de novembro de 2019 às 23:54
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em um mundo cheio de estresse e ansiedade, as pessoas gostam de associar coisas que as fazem felizes

Somos bons em julgar as pessoas, especialmente quando estamos em novembro e, pouco depois de tirar as teias de aranha e as abóboras, alguns já estão instalando árvores e luzes de Natal .

Mas, de acordo com especialistas, existem razões psicológicas para fazê-lo, e isso seria de fato essas pessoas, embora odiadas por alguns, sejam mais felizes , de acordo com a UNILAD .

Steve McKeown ,psicanalista, fundador da MindFixers e proprietário da The McKeown Clinic, disse:Pode haver uma série de razões sintomáticas pelas quais alguém gostaria de colocar decorações obsessivamente antes, e  ou para compensar negligências passadas.

Em um mundo cheio de estresse e ansiedade, as pessoas gostam de associar coisas que as fazem felizes e as decorações de Natal evocam esses fortes sentimentos da infância.

As decorações são simplesmente uma âncora ou um caminho para as velhas emoções mágicas da infância. Portanto, colocar essas decorações de Natal cedo espalha a emoção!

Portanto, reviver essa emoção pode estender os sentimentos de felicidade e nostalgia que evocam o Natal, mas de onde vem essa nostalgia? Ele é necessariamente feliz? 

Os próprios especialistas dizem que pode haver uma sobrecompensação por alguma decepção passada.

Amy Morin, psicoterapeuta e autora de 13 coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem , disse à UNILAD:

A temporada de Natal desperta um sentimento de nostalgia. A nostalgia ajuda a conectar as pessoas com seu passado pessoal e ajuda a entender sua identidade. 

Para muitos, colocar as decorações de Natal antes é uma maneira de se reconectar com a infância .

Pode ser um sentimento agridoce. Talvez as férias sirvam como lembrete de quando um ente querido ainda estava vivo. 

Ou talvez olhar para uma árvore de Natal lembre alguém de como era a vida quando eles ainda acreditavam no Papai Noel.

Para as pessoas que perderam um ente querido, as festas podem servir como um lembrete dos momentos felizes que tiveram com essa pessoa no passado. 

A decoração anterior pode ajudá-los a se sentirem mais conectados a esse indivíduo.

Além disso, de acordo com um estudo do  Journal of Environmental Psychology , as decorações poderiam ser usadas como “uma maneira de comunicar sua acessibilidade aos vizinhos”. 

Os participantes demonstraram sua sociabilidade de acordo com a maneira como decoravam suas casas no Natal , resultando naqueles que realmente os tinham mais ornamentados eram considerados mais “amigáveis ​​e coesos”. 

Portanto, talvez as pessoas que colocam as decorações antes da data tentem ser mais amigáveis .