Pessoas que comem muito sal sentem mais fome, de acordo com estudo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de setembro de 2019 às 09:16
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisadores apontam que além de causar inchaço e fazer mal à saúde circulatória, sal te faz comer mais

Assim como o açúcar, o sal é um ingrediente que, em excesso, pode fazer mal, elevando a pressão sanguínea e trazendo outros tipos de problemas circulatórios.

Em somatória, um estudo publicado no Journal of Clinical Investigation sugere que o cloreto de sódio apresenta mais uma desvantagem, até então, pouco explorada: quem tem o costume de comer pratos muito salgados sente mais fome e, portanto, tende a comer mais.

Os pesquisadores dividiram os voluntários em dois grupos, que deveriam seguir dietas idênticas, sendo que a única diferença era o consumo de sal. Os resultados apontam que aqueles que tinham a rotina alimentar mais salgada sentiam fome mais vezes durante o dia, mesmo que a quantidade energética seja a mesma do que a do outro grupo. 

“Faz sentido que, em uma dieta rica em sal, o corpo queira reduzir a perda de água”, explica Jens Titze, autor sênior do estudo e professor associado da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. Dessa forma, o organismo pede pela água presente nos alimentos. Ainda mais, o corpo tende a usar energia para conservar a água dentro das células, o que faz com que gastemos mais calorias.

Outra descoberta aponta que nem sempre o consumo de alimentos salgados dá sede, uma vez que as pessoas que seguiram a dieta com maior concentração de cloreto de sódio bebiam menos água. Além de comer mais, estas pessoas sentiam mais inchaço e, de certa forma, eram mais propensas a ganhar peso.


+ Saúde