Pessoas e empresas ainda podem destinar parte do IR às entidades assistenciais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 25 de dezembro de 2017 às 10:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No anos passado, foram destinados valores de aproximadamente R$ 600 mil pelos francanos

O ano já está quase no fim, mas não é tarde para fazer uma boa ação. Quem precisa declarar Imposto de Renda (IR) em 2018 ainda tem três dias para ajudar entidades assistenciais que prestam importantes serviços em Franca.

Seja pessoa física ou jurídica, o contribuinte pode destinar ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA), até a próxima quinta-feira (28), parte do tributo devido ao Fisco. No ano passado, foram R$ 600 mil doados.

Pelas regras da Receita, pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido para a manutenção destes serviços de assistência. Já as empresas podem doar até 1%, desde que optem pela tributação por lucro real no momento de fazer a declaração do IR. 

E quem tem imposto a receber também tem a oportunidade de ser solidário. Quem tem imposto a pagar terá o valor da doação feita agora abatido do montante a ser pago no ano que vem e quem tem imposto a receber, terá a quantia doada acrescentada no momento da restituição, a partir de junho.

Em ambos os casos, o contribuinte não desembolsa um centavo sequer, já que trata-se de uma parte do imposto de renda que iria para o governo federal e que passa a ser destinada à doação.


+ Cotidiano