Pesquisadores da Unesp elaboram cartilha para pais de crianças com hidrocefalia

  • Entre linhas
  • Publicado em 11 de dezembro de 2018 às 15:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Material orienta os familiares sobre a necessidade de reconhecimento precoce dos sintomas

Uma cartilha educativa para pais e crianças com hidrocefalia foi desenvolvida por uma aluna e professores da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB). Trata-se do Diário de Laura: conhecendo a Hidrocefalia e seu tratamento. A cartilha descreve, de modo informal e na perspectiva do paciente, a experiência de ter hidrocefalia e receber o tratamento cirúrgico necessário, a derivação ventrículo-peritoneal, mais conhecido por DVP. A cartilha destaca o papel dos profissionais da saúde e orienta os familiares sobre a necessidade de reconhecimento precoce dos sintomas de algum problema com o funcionamento da DVP. Atualmente, os pacientes atendidos no serviço do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB)recebem gratuitamente o material educativo, que também está disponível na página do próprio Hospital.

http://www.hcfmb.unesp.br/wp-content/uploads/2018/11/Hidrocefalia2-1g.pdf

O projeto é assinado pela aluna de graduação em enfermagem Paloma de Aro Jorge Tavares e pelos docentes Marla Andreia Garcia de Avila (orientadora), Pedro Tadao Hamamoto Filho (Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria) e Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira (coordenadora do Núcleo de Educação a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde – NEAD.TIS)

A versão na língua portuguesa do Diário de Laura foi desenvolvida  no ano de 2017, como trabalho de conclusão de curso de enfermagem e  publicada em periódico de alto impacto. Atualmente encontra-se em validação clínica, projeto de dissertação de mestrado da enfermeira Paloma.

Em 2018, ocorreu a tradução para a língua espanhola da Espanha, durante intercâmbio da Aluna Karen Negrão Moreira, realizado na Universidade de Santiago de Compostela, Espanha,  subsidiado pela Unesp (Assessoria de Relações Exteriores -Arex). O projeto foi orientado pelas professoras Marla Andreia Garcia de Avila e Raquel Rodriguez Gonzalvez (Espanha).

Sobre a Hidrocefalia

É o acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano (LCR) no sistema nervoso central, causando hipertensão intracraniana.

Os principais objetivos do tratamento para hidrocefalia são reduzir e prevenir danos cerebrais, redirecionando o fluxo de LCR. O tratamento é cirúrgico e pode ser realizado com a inserção de um cateter que drena o LCR do cérebro para a cavidade abdominal, ou através de métodos endoscópicos.

Sobre o Serviço de Neurocirurgia do HCFMB

O tratamento da hidrocefalia é um dos procedimentos mais comuns da neurocirurgia. Apenas em 2018, cerca de 150 cirurgias para hidrocefalia foram realizadas no HCFMB. O ambulatório de Neurocirurgia Pediátrica acompanha cerca de 140 crianças com hidrocefalia atualmente.

diario-de-laura.jpg


+ Saúde