Pesquisa da Arteris revela problemas que afetam a saúde de caminhoneiros

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 27 de junho de 2018 às 00:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

25% enfrentam uma jornada de mais de 18 horas no trânsito e 51% dormem na própria boleia

​Pesquisa realizada pela Arteris, entre janeiro e dezembro de 2017, com 3.522 caminhoneiros, que passaram pelos trechos sob concessão do Grupo, aponta que a rotina de longas viagens, a alimentação desregrada, a falta de atividade física e as poucas horas de sono provocam uma série de problemas de saúde aos caminhoneiros.  

Dentre os entrevistados, 30% estão obesos; 35% apresentam colesterol alto e 37% possuem glicemia alta; além disso, 25% enfrentam uma jornada de mais de 18 horas no trânsito e 51% dormem na própria boleia do caminhão.

O levantamento também aponta que 33% ficam fora de casa cerca de 20 dias em um único mês e, para driblar o cansaço da profissão, 19% deles utilizam anfetaminas.

Confira mais dados da pesquisa

– 3% ficam hospedados em hotéis na rotina de trabalho;

– 19% usam anfetamina;

– 7% estão na faixa mais alta na Escala de Sonolência de Epworth, que indica um risco 70% maior de sofrer acidente automobilístico;

– 31% estão sobrepeso;

– 7% sofrem com hipertensão;

– 35% possuem triglicérides alta.

Os acidentes de trabalho também fazem parte da rotina dos caminhoneiros. O levantamento também apontou que 23% dos entrevistados já sofreram algum tipo de acidentes nas estradas.

Compromisso Arteris com a saúde e segurança dos usuários

Comprometida com a segurança e o bem-estar dos usuários das rodovias que administra, a Arteris realiza a campanha Saúde na Boleia, desde 2011 em todos os trechos concessionados inclusive Arteris Autovias (Cândido Portinari), Arteris Intervias (Anhanguera-Ribeirão Preto).

A ação já beneficiou mais de 140 mil caminhoneiros e possibilita o acesso gratuito a exames médicos, vacinação, palestras e conscientização em saúde.

O Acorda Motorista é realizado desde 2012 e atendeu mais de 3.500 caminhoneiros nas rodovias sob concessão da Arteris. 

Além de receber orientação sobre os riscos do uso de medicamentos e como equilibrar o tempo de jornada e as paradas, os caminhoneiros passam por uma avaliação médica e respondem a um questionário baseado na Escala Epworth, que avalia o nível de sonolência. 

As equipes também inspecionam as condições de iluminação e as faixas refletivas dos veículos, promovendo ainda pequenos reparos.


+ Trânsito