Pesquisa aponta que 75% dos consumidores vão presentear neste Natal

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 2 de dezembro de 2017 às 02:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:27
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Segundo Instituto de Economia da ACIF, percentual é 10, 5% superior a 2016, revelando reaquecimento

​Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Economia ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) revelou que 75,2% dos entrevistados pretendem efetuar compras neste Natal. O percentual está acima do verificado no mesmo período do ano anterior, quando 64,52% dos consumidores pretendiam realizar compras de fim de ano.

O alto índice de entrevistados que comprarão presentes para o Natal é consonante à melhora nas expectativas do consumidor para o próximo ano. Segundo o Índice de Confiança do Consumidor – medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) – após 3 anos de perda de confiança da demanda, neste mês de novembro o índice registrou novamente uma expectativa positiva, conforme informou Adnan Jebailey, economista da ACIF.

Além disso, a pesquisa apontou que 66,6% dos entrevistados gastarão valores iguais ou maiores do que no ano anterior. Fatores como estar empregado e/ou possuir filhos influenciaram positivamente a compra de presentes, conforme análise realizada pelo Instituto.

De acordo com Adnan, houve de fato, uma pequena melhora na geração de empregos, o que é fator determinante para o consumo. Contudo, outras variáveis devem ser levadas em consideração, como a queda da inflação, que aumenta o poder de compra das famílias, e a baixa taxa de juros, que injeta investimentos e recursos no circuito econômico.

Quanto aos tipos de presentes mais procurados, o vestuário (roupas e sapatos) ficou em 1º lugar com 59,4% da intenção de compra (75,5% em 2016), seguida pelos brinquedos, com 15,5%  (44,16% em 2016). A queda no percentual dos itens como roupas e brinquedos, aponta para uma diversificação nos itens de compra. A busca por eletrônicos, como tablets e celulares, é uma métrica dessa alteração, explicou o economista. É válido ressaltar que 12,4% dos entrevistados ainda não sabem com qual produto presentearão; 4% optarão por eletrônicos e 3,6% por perfumes e maquiagens. Os demais percentuais estão diluídos em itens como eletrodomésticos, livros e outros.

A pesquisa realizada pelo Instituto de Economia da ACIF aconteceu entre os dias 13 e 25 de novembro em pontos de fluxo comercial nas regiões Norte, Sul, Leste, Central e no centro de compras do Shopping do Calçado de Franca. Foram ouvidas 594 pessoas com idades acima dos 16 anos. 

Formas de pagamento

Quanto à forma de pagamento, 63,8% das pessoas afirmaram que pretendem realizar os pagamentos à vista no dinheiro ou cheque. Mais de 4% também pretendem pagar à vista, mas no cartão de débito. O cartão de crédito foi mencionado por 31% dos consumidores; 0,8% vão utilizar carnê e 0,3% cheques pré-datados. Um dos destaques dessa análise é a utilização do pagamento à vista. Isso acontece uma vez que a compra de presentes pressupõe itens de baixo valor, como roupas, aponta o economista.

Quanto aos fatores de influência no momento da compra, os consumidores afirmaram que descontos/preços (63,5%) e bom atendimento (23,5%) serão seus principais motivadores.

Horário de Funcionamento

A pesquisa apontou correlação positiva entre a compra de presentes e o horário estendido do comércio: 65,7% dos entrevistados disseram ser válido o funcionamento do comércio até as 22h, durante o mês de dezembro.

O horário especial de funcionamento começa a partir da próxima segunda-feira, dia 04 de dezembro.


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