Penitenciária de Franca tem 90 contaminados por Covid 19, diz relatório SAP

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 6 de agosto de 2020 às 14:27
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Novas medidas de higienização e descontaminação, tanto dentro das celas como no pavilhão serão tomadas

As visitas estão suspensas desde o dia 20/03, como parte das medidas restritivas de contato da população carcerária com o público externo para evitar a propagação do contágio de Covid-19

Depois de seguidos questionamentos de familiares de presos na Penitenciária de Franca, o jornal da Franca teve acesso a informações reservadas sobre o número de contaminados por covid 19.

A diretoria da SAP – Sistema de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo – informou que 90 presos estão contaminados, e 9 servidores também pegaram o vírus.

Em relatório enviado ao Jornal da Franca, a Secretaria da Administração Penitenciária informou que a testagem em massa implementada pelo Governo do Estado às pessoas privadas de liberdade e aos servidores do sistema penitenciário paulista obedece a um cronograma técnico da área da saúde.

A Penitenciária de Franca já passa por esse processo. Porém, os resultados da testagem são parciais, pois presos estão sendo testados.

Até o momento foram detectados no pavilhão habitacional III, 90 presos com resultado positivo por Teste Rápido. Eles estão em isolamento.  

Estão sendo ampliadas, a partir de hoje, novas medidas de higienização e descontaminação, tanto dentro das celas como no pavilhão.

Quanto aos funcionários, a SAP está fornecendo material de proteção individual, como mascaras, luvas e aventais e produtos para higienização das mãos, como o álcool gel para uso no ambiente de trabalho.

Também é feita diariamente pulverização com hipoclorito de sódio em todas as dependências do presídio. A testagem dos servidores ocorrerá nesta sexta-feira (7/08). 

PLANO DE AÇÃO

A SAP tem realizado busca ativa para casos similares à Covid-19 em toda a população prisional.

A unidade segue as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e avaliamos permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema.

Medidas de higiene e distanciamento preconizados pelos órgãos de saúde foram aplicadas, foram suspensas as atividades coletivas; a limpeza das áreas foi intensificada; a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida; foi determinada quarentena para os presos que entram no sistema prisional; realizado o monitoramento dos grupos de risco; ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual.

Quanto aos servidores a distribuição nos locais de trabalho, cabe à direção da unidade prisional. E em Franca não há falta de medicação na unidade.

As visitas estão suspensas desde o dia 20/03, como parte das medidas restritivas de contato da população carcerária com o público externo para evitar a propagação do contágio de Covid-19 no interior das unidades prisionais.

No cenário atual, não é recomendável a retomada da visitação presencial. Mesmo que a unidade a ser visitada esteja numa área de maior flexibilização do Plano São Paulo, os visitantes virão de todos os outros lugares, inclusive daqueles classificados como de maiores restrições, o que poderá comprometer todo o trabalho de enfrentamento à pandemia no sistema prisional.

Como medida alternativa à manutenção dos laços sociais, é permitido o envio/recebimento de correspondências.

Além disso, uma nova ferramenta de comunicação entre familiares e pessoas privadas de liberdade está funcionando nas 176 unidades da SAP.

Trata-se da primeira etapa do Conexão Familiar, que permite um contato direto do visitante com o preso por meio de correspondência eletrônica.

A segunda etapa do projeto é o Conexão Familiar – Visita Virtual que permitiu a implantação de visitas virtuais, com o emprego de tecnologia de áudio e vídeo e já está disponível em todas as unidades prisionais.

A iniciativa visa minimizar os efeitos do isolamento com a manutenção dos laços familiares das pessoas privadas de liberdade e é emergencial e temporária em razão das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

– Penitenciária de Franca

Presos

90 confirmados por Teste Rápido e 4 por exame PCR, sendo que 3 já retornaram ao convívio e os demais estão isolados.

Servidores

9 confirmados por exame PCR, sendo que 3 já retornaram às suas atividades e 6 estão afastados, 11 que testaram positivo em Teste Rápido, sendo que 4 já retornaram às suas atividades e 6 estão afastados e 1 óbito e 2 com suspeita sem confirmação que estão afastados.

Todo servidor com suspeita de diagnóstico de Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de

Contingência do coronavírus e a Secretaria acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação.


+ Cotidiano