Pegue o seu telescópio. 1ª superlua de 2020 é sábado, dia 8. Se a chuva deixar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de fevereiro de 2020 às 19:47
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tempo chuvoso pode prejudicar a vista da primeira super lua do ano. Mas ainda virão outras três

A Lua sempre foi fonte de curiosidade e motivo de descobertas interessantes para nós humanos. 

Recentemente a missão Luna-27 foi anunciada com o objetivo de buscar água por lá e ainda vimos experimentos mostrando uma maneira de produzir oxigênio a partir da poeira existente no satélite. Afinal, pode ser que no futuro ele seja colonizado.

Enquanto isso não se torna uma realidade poderemos aproveitar um pouco mais da vista do satélite natural. 

A primeira superlua do ano ocorrerá neste sábado, dia 8 de fevereiro de 2020. Segundo fontes, no hemisfério Norte, esse fenômeno quando ocorre em fevereiro é chamado de Lua de Neve.

O nome curioso vem da estação do ano presente no momento por lá, que é o inverno, marcado por fortes nevascas que ocorrem no mês de fevereiro.

Isso fez com que tribos americanas e pessoas do continente europeu dessem nomes para as super luas baseados nesses fenômenos meteorológicos.

Além de ser chamada de Lua de Neve, essa superlua também é chamada de Lua de Fome, afinal o inverno é uma época do ano marcada pela escassez de alimentos em países onde ele é mais rigoroso.

É o caso de vários exemplos no hemisfério norte. Afinal a neve costuma matar ou congelar plantas, o que prejudica drasticamente a produção de alimentos.

A melhor hora para observar a superlua vai ser por volta da meia-noite de sábado para domingo, mas é interessante dizer que ela ela não será de fato a maior lua vista no céu durante o ano, como ocorreu em 2019. Ela será apenas a quarta mais cheia e brilhante no céu deste 2020.


+ Ciência