Passageira infectada com coronavírus contamina outros 15 durante voo

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 21 de setembro de 2020 às 11:43
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

12 passageiros da classe executiva, dois da econômica e um membro da tripulação foram contaminados

Funcionário de companhia aérea durante trabalho de desinfecção da cabine

Uma única passageira infectada com o coronavírus transmitiu sem saber o vírus para outras 15 pessoas durante um voo de 10 horas entre Londres, na Inglaterra, e o Vietnã. 

A mulher, que não teve a identidade revelada, estava com dor de garganta e tosse antes do embarque e testou positivo para Covid-19 dias depois, de acordo com um relatório do Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). 

A viagem ocorreu no dia 1º de março e um trabalho de rastreamento de contatos foi determinante para que se chegasse agora na identidade das pessoas infectadas.

Ao todo, 12 passageiros da classe executiva, dois da econômica, além de um membro da tripulação, foram contaminados pelo vírus a partir da passageira. Ao todo havia 217 pessoas a bordo.

Um relatório publicado na revista Emerging Infectious Diseases afirmou que a rota de transmissão mais provável durante o voo é a transmissão por aerossol ou gota a partir de uma pessoa infectada para pessoas sentadas na classe executiva.

O artigo afirma que o risco de transmissão do SARS-CoV-2 durante voos longos é real e tem o potencial de causar a transmissão da Covid-19 de tamanho substancial, mesmo em ambientes semelhantes à classe executiva com assentos espaçosos.

Segundo o CDC, viagens aéreas exigem passar tempo em filas de segurança e terminais de aeroporto, o que pode colocar passageiros em contato próximo com outras pessoas e superfícies tocadas com frequência. 

Embora o órgão destaque que a maioria dos vírus e outros germes não se espalham facilmente em voos devido à forma como o ar circula e é filtrado nos aviões, o distanciamento social é difícil em voos lotados, e sentar-se a menos de dois metros dos outros, às vezes por horas, pode aumentar o risco de pegar Covid-19.


+ Saúde