Participação do basquete do Vasco no NBB ainda não está garantida

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de outubro de 2018 às 17:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:04
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Justiça anulou eleição no clube e a situação asfixiou ainda mais o clube Vasco da Gama

A última sexta-feira foi de Media Day no Vasco. Em São Januário, o elenco participou de uma sessão de fotos tradicional antes do começo do Novo Basquete Brasil. 

Uma ausência, contudo, foi percebida. Principal reforço do clube para a temporada, o americano Desmond Holloway, ex-Pinheiros, não marcou presença. 

E nem tem treinado com o restante da equipe. O jogador se afastou do elenco na semana passada e a não ser que ocorra uma reviravolta, não vai prosseguir. 

No último dia 29 de setembro, a juíza Glória Heloiza Lima da Silva, da 28ª Vara Cível da Capital, decidiu anular a eleição no clube e a situação asfixiou ainda mais o Vasco politicamente e financeiramente. 

Em reunião na sede náutica do Cruz-Maltino, o presidente Alexandre Campello colocou em dúvida a participação no NBB 11 e desde então há dúvida quanto a presença do time no torneio.

Holloway garante não ter recebido desde que chegou ao Vasco, em julho. O atleta não tem comparecido aos treinos e estaria apenas esperando a definição política e a participação ou não do Vasco para receber pelos meses trabalhados e então buscar um novo caminho. 

Já o Vasco cita que Holloway desapareceu do clube desde que a questão jurídica e política explodiu em São Januário, na semana passada. E que não aparece para treinar e nem deu satisfação.

Desde que Alexandre Campello anunciou em reunião na sede náutica que o time de basquete corria o risco de não disputar o NBB, paira em atletas e comissão técnica dúvidas sobre a presença do time no torneio. 

A atual diretoria vê o Vasco inviável e tenta desde então derrubar a liminar que convocou novas eleições para dezembro. 

É que a medida impede o clube de contrair empréstimo de R$ 31 milhões já acertado, o que acertaria momentaneamente a situação. O futebol está com salários atrasados também e funcionários passam por dificuldade.

Na segunda-feira, o Vasco participou normalmente da festa de lançamento do Novo Basquete Brasil, em São Paulo, enviando o armador Duda para o evento. 

E não fez qualquer contato com a Liga Nacional de Basquete (LNB) informando sobre uma possível desistência a menos de dez dias do começo do torneio – o time estreia no dia 13, fora de casa, diante do Brasília.

Na sexta-feira, inclusive, o Cruz-Maltino participou em São Januário da ação mídia do NBB, com fotos e vídeos de divulgação do torneio. A diretoria do basquete garante que enquanto não há uma posição final da presidência, os preparativos para o NBB seguem normalmente.

O Vasco vive situação complicada no basquete praticamente desde o retorno do time profissional. Jogadores da primeira temporada, como Márcio, Hélio, Palácios e Marcellus entraram na Justiça para receber valores que julgam ter direito. O Vasco frisou naquele momento que se defenderia das ações que julgava improcedentes. Na última temporada, com um time de orçamento alto, o clube caiu no primeiro mata-mata e também atrasou as contas dos jogadores. A permanência no NBB, contudo, foi garantida por Campello, mas com orçamento bem abaixo do ano anterior. A liminar anulando a eleição vascaína, porém, pode ter mudado também o futuro do basquete.


+ Basquete